Segundo Jairo Marques, secretário de Infraestrutura e Serviços, restam apenas sete equipamentos a serem implantados na cidade
Da Assessoria
Os novos semáforos, em fase de teste, além de sinalizarem 34 locais diferentes em Barra do Garças, contarão com radares e câmeras de segurança. Segundo o secretário de Infraestrutura e Serviços, Jairo Marques, ainda restam sete equipamentos a serem instalados. De acordo com ele, as multas por furar sinal vermelho serão aplicadas após a conclusão da instalação de todos os pontos de sinalização semafórica, que deve ocorrer em breve.
Segundo ele, a cidade possui mais de 200 câmeras de videomonitoramento do Vigia Mais MT, número que pode chegar a 300, com o término das instalações dos chamados ‘semáforos inteligentes’, que além de flagrar o motorista “apressadinho”, terá controle do tempo de abertura de acordo com o fluxo de veículos, e iluminação especial nas faixas de pedestres e até mesmo reconhecimento facial, segundo informou a Secretaria de Comunicação.
A tecnologia promete contribuir na vida do condutor barra-garcense, que por muitas vezes viu o trânsito local ser classificado como um dos mais perigosos do Brasil. Contudo, para o ‘azar’ dos engenheiros de trânsito, secretários ou a quem quer que seja o responsável, grande parte dos motoristas ainda não está feliz com as novas mudanças.
Exemplo disso, foi o semáforo instalado na avenida Atílio Fontana, que dá acesso ao novo edifício Liz Tower, no Jardim das Mangueiras. Logo no primeiro dia, um congestionamento quilométrico foi registrado nas ruas próximas, o que claro, foi alvo de vultuosas críticas pela população local. Logo, o equipamento (que estava em testes) foi desligado.
Recentemente, outro semáforo foi instalado na avenida Ministro João Alberto, na frente do Supermercado Nilo e não demorou muito para que um acidente acontecesse. Isso porque, com a nova sinalização, os motoristas que antes trafegavam pela pista da direta agora devem esperar o sinal verde.
Por fim, o secretário disse que há possibilidade de mudança de pontos de sinalização. De acordo com ele, as definições serão feitas em uma reunião com o prefeito Adilson Gonçalves.
Semáforo inteligente
Os semáforos serão gerenciados por um software automatizado, operado a partir de um Centro de Controle Operacional. Isso permitirá que o tempo de abertura e fechamento dos sinais seja ajustado conforme o volume de tráfego em cada cruzamento, evitando congestionamentos.
Além disso, a tecnologia permitirá a leitura de placas de veículos, auxiliando na fiscalização de situações administrativas e na identificação de veículos furtados ou roubados. Tudo isso será feito por meio de uma plataforma de análise de dados e comunicação inteligente entre diversos setores do poder público, oferecendo uma gestão mais eficiente e moderna do tráfego urbano.
Seja o primeiro a comentar sobre "Semáforos inteligentes: multas serão aplicadas após instalação de todos os equipamentos"