Lixo está entre os depósitos mais comuns de reprodução do Aedes aegypti, em Barra do Garças

🦟🚨🚫
Após a deposição de ovos, entre 7 e 10 dias, o mosquito chega a fase adulta, estando apto a reproduzir e, no caso da fêmea infectada, transmitir dengue, zika vírus e chikungunya

Secom-BG

Em Barra do Garças, o lixo se destaca como um dos principais depósitos de reprodução do Aedes aegypti. Segundo levantamento da Vigilância em Saúde Ambiental do município, o lixo descartado de forma inadequada apareceu em todas as áreas analisadas da cidade, como um dos principais depósitos de ovos do mosquito.

A Vigilância em Saúde Ambiental, ligada à Secretaria Municipal de Saúde, analisa cinco áreas, compreendendo todos os bairros do município e, a partir desse trabalho, consegue apontar os principais depósitos de reprodução de mosquitos vetores das chamadas arboviroses.

O lixo aparece nas cinco áreas do município, enquanto os pequenos depósitos móveis (vasos de plantas, bebedouros de animais, etc), se destaca em quatro áreas.

Depósitos de água a nível do solo e pneus e correlatos estão presentes em duas áreas. Já os chamados depósitos fixos (ralos, vasos sanitários em desuso e piscinas, etc) foram destaque em apenas uma área.

Essas informações são encaminhadas aos agentes comunitários de endemias e de saúde para que eles repassem orientações à população, no sentido de evitar a ocorrência dos possíveis criadouros de mosquito.

Para evitar essas situações de acúmulo de água, a Vigilância em Saúde Ambiental recomenda:

Destinar adequadamente os materiais inservíveis;
Descartar pneus e outros materiais corretamente, em ecopontos;
Lavar bebedouros e colocar área nos vasos de plantas;
Eliminar qualquer depósito de água acumulada nos quintais e casas;
Cobrir reservatórios;
Vedar ralos e vasos sanitários em desuso, bem como limpar periodicamente piscinas e outras situações.

O ciclo de vida do Aedes aegypti depende das condições ambientais de cada região. Mas, em geral, dentro de 7 a 10 dias, o mosquito já evoluiu de ovo para a fase adulta. Em época de reprodução, a fêmea madura implementa sua dieta com sangue e passa a picar seres humanos. Se estiver infectada, ela pode transmitir dengue, zika vírus e chikungunya.

O Aedes aegypti também é transmissor da febre amarela, mas apenas em áreas silvestres.               

Seja o primeiro a comentar sobre "Lixo está entre os depósitos mais comuns de reprodução do Aedes aegypti, em Barra do Garças"

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


*