🛖👓🌿
Ação conjunta entre DSEI-Xavante e Prefeitura de Barra do Garças levou dignidade oftalmológica aos indígenas
Secom – BG
O DSEI-Xavante, em parceria com a Prefeitura de Barra do Garças e o movimento Aldeia em Foco, realizou um mutirão oftalmológico na Terra Indígena São Marcos. A ação, que ocorreu entre os dias 18 e 20 de fevereiro e teve como objetivo oferecer exames oftalmológicos e distribuição de óculos para a população indígena da região.
Segundo Marcos Vitor Carrijo, Coordenador da Atenção Primária à Saúde de Barra do Garças, essa iniciativa busca garantir saúde visual aos povos originários. “Nós entendemos que os nossos povos originários necessitam dessa assistência. Dessa forma, fixou-se essa parceria do DSEI com o Aldeia em Foco e a Prefeitura Municipal de Barra do Garças, representada hoje por meio da Secretaria de Educação e Secretaria Municipal de Saúde, para que esse evento pudesse acontecer”, destacou.
O mutirão contou com uma estrutura completa, incluindo triagem inicial, exames detalhados e encaminhamento para procedimentos médicos, quando necessário. Os equipamentos utilizados incluem tecnologia de telemedicina e inteligência artificial para auxiliar no diagnóstico. Após os exames, os indígenas que necessitam de óculos puderam escolher suas armações, e os óculos serão entregues entre 30 a 45 dias.
Jorge Paolo, representante do DSEI-Xavante, destacou a importância do atendimento especializado para a comunidade indígena: “Aqui atendemos o público de todas as idades, desde os mais pequenos até os mais idosos. Nossa população indígena tem muitos casos de diabetes e hipertensão, que podem levar a problemas de visão como catarata e glaucoma. A triagem nos ajuda a definir quem precisa de óculos e quem necessita de cirurgia.”
A Secretaria de Educação de Barra do Garças apoiou a ação oferecendo suporte para os atendidos, enquanto a Secretaria de Saúde forneceu logística e equipe especializada. Ao todo, foram realizados 348 atendimentos e 128 encaminhamentos para outros procedimentos oftalmológicos.
Para Sérgio, liderança indígena Xavante, a iniciativa é essencial para a comunidade. “Pelo tamanho da nossa necessidade e carência, esse atendimento é muito importante. A falta de acesso a consultas oftalmológicas é uma grande dificuldade. Esperamos que esse atendimento seja ampliado e ocorra mais vezes, com parcerias do município, do estado e de instituições privadas. Agradecemos essa ação e essa iniciativa”, finalizou.
Seja o primeiro a comentar sobre "Mutirão oftalmológico atende mais de 340 indígenas na Terra São Marcos em Barra do Garças"