Reunião marca início do levantamento de dados que vai embasar políticas públicas voltadas à infância e adolescência em Barra do Garças

ASCOM/SMEEL

Na manhã de segunda-feira (07), a Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer de Barra do Garças marcou presença na primeira reunião oficial sobre o Diagnóstico da Situação da Criança e do Adolescente no município, realizada na Câmara Municipal. O encontro foi conduzido pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), com apoio da Prefeitura, da Câmara de Vereadores e do Ministério Público do Estado de Mato Grosso.

O evento teve como objetivo apresentar a metodologia, o cronograma e os encaminhamentos necessários para a execução do diagnóstico, que será realizado pela empresa SER Desenvolvimento Humano e Empresarial. A proposta é colher dados junto aos órgãos públicos e às entidades que compõem a Rede de Proteção e Atendimento, a fim de subsidiar a formulação de políticas públicas mais eficazes e integradas para a infância e adolescência.

Representando a Secretaria de Educação, o secretário Eliciomar Braz, destacou o papel estratégico da pasta no projeto. “Hoje atendemos cerca de 8 mil crianças nas escolas do município. Participar desse diagnóstico é fundamental, pois lidamos diretamente com a realidade delas no cotidiano escolar. A Secretaria é parceira dessa iniciativa que visa garantir direitos e construir um futuro melhor para nossas crianças e adolescentes”, afirmou.

A presidente do CMDCA e representante da Secretaria no conselho, Cristina Alves, também ressaltou a importância do estudo. “Esse diagnóstico é essencial especialmente para a Educação. Ele nos permitirá compreender as reais demandas das crianças de zero a três anos, das crianças atípicas, e como está o atendimento prestado a elas — não apenas pela educação, mas também pela saúde e assistência social. Com essas informações, poderemos construir políticas públicas mais assertivas”, destacou.

Durante a reunião, o promotor de Justiça Wellington Petrolini reforçou o comprometimento do Ministério Público com a iniciativa e explicou que o diagnóstico tem como finalidade identificar, de forma abrangente, a situação das crianças e adolescentes no município. “Coletar dados é essencial para implementar políticas públicas efetivas, otimizar recursos e garantir que as ações estejam alinhadas às reais necessidades da nossa população infantojuvenil”, declarou.

Além do secretário Eliciomar, também participaram da reunião as profissionais, Lígia Galego, Caroline Rebelatto, Andreia Mendonça, Ismael Cardoso, Marcia Camila todos vinculados à Secretaria e fundamentais para o desenvolvimento do diagnóstico.

A Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer reafirma seu compromisso com o fortalecimento da rede de proteção da infância e adolescência e seguirá atuando ativamente em todas as etapas do diagnóstico, colaborando para um futuro mais justo, seguro e promissor para as crianças e adolescentes de Barra do Garças.

Seja o primeiro a comentar sobre "Reunião marca início do levantamento de dados que vai embasar políticas públicas voltadas à infância e adolescência em Barra do Garças"

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


*