Secom | Aragarças
A Campanha de Vacinação contra a Gripe chegou nesta semana ao Lar da Providência, instituição que acolhe idosos em situação de vulnerabilidade. A ação faz parte da estratégia da Secretaria de Saúde de Aragarças-GO (distante 375 km de Goiânia) para imunizar os grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde.
Geisa Cardoso, coordenadora da Vigilância Epidemiológica do município, acompanhou a vacinação na instituição e destacou a importância da iniciativa. “Sim, a nossa vacinação contra a gripe do município deu início no dia primeiro de abril e hoje nós estamos aqui vacinando os nossos idosos no Lar da Providência”, afirmou.
Segundo Geisa, a campanha contempla vários públicos prioritários. “A vacina está disponível para todas as crianças de seis meses a menores de seis anos, população idosa, gestantes, trabalhadores da saúde e da educação, pessoas com comorbidades, indígenas, caminhoneiros, policiais, Forças Armadas, trabalhadores do transporte coletivo e dos Correios, além da população privada de liberdade e pessoas em situação de rua”, explicou.
Ela ainda reforçou os horários de atendimento nas unidades de saúde. “Estamos atendendo das 7h às 11h e das 13h às 17h. Também temos um horário estendido para quem não consegue se vacinar nesse período, na Unidade 301, localizada na Rua Angelina Martins, com atendimento noturno.”
Geisa ressaltou a relevância da imunização anual contra a gripe: “O vírus da gripe se modifica constantemente, por isso a vacinação anual é necessária. A vacina deste ano oferece proteção contra três cepas diferentes, as mais circulantes no momento”.
No Lar da Providência, a vacinação foi recebida com alegria. Irmã Juldina Fontenela, que atua na instituição, falou emocionada sobre a importância da ação. “Agora com essa vacinação, melhor ainda. Aí que é bom, que vai ficar bem bom. É importante essas ações preventivas. Para o Lar da Providência é muito importante”, afirmou.
Ela também aproveitou para reforçar o apelo por solidariedade. “Ajuda sempre é bem-vinda, em todos os sentidos, inclusive da população. Nem que seja um momento de conversa, tudo é bem-vindo. Eles ficam contentes quando vêm pessoas de fora. Isso faz bem para quem vem e para quem recebe.”
A vacinação contra a gripe segue nas unidades de saúde do município. A Secretaria de Saúde reforça o chamado para que todos os pertencentes aos grupos prioritários procurem o posto mais próximo e mantenham sua proteção em dia.
Seja o primeiro a comentar sobre "Vacinação contra a gripe chega ao Lar da Providência em Aragarças"