Teatro gratuito neste sábado: Ensaio sobre o Tempo de Voo estreia no Centro Cultural Valdon Varjão

Da Assessoria

Neste sábado (10), às 19h, o Centro Cultural Valdon Varjão recebe o espetáculo Ensaio sobre o Tempo de Voos , uma performance do ator João do Couto. A peça mergulha nas memórias e reflexões do próprio autor sobre seu “tempo de voo”, explorando um universo onde realidade e imaginação se entrelaçam. Lembranças e criações convergem em um enredo que mistura narrativas envolventes e encenações com bonecos. A entrada é gratuita.

A apresentação integra a programação do projeto Barra em Cena, que tem como objetivo ampliar o acesso da população de Barra do Garças à produção teatral contemporânea, valorizando diferentes linguagens e estéticas das artes cênicas mato-grossenses. O projeto já realizou dois importantes espetáculos e estende sua programação até junho de 2025.

Para Yandra Firmo, coordenadora do projeto, a proposta de inserção artística no Centro Cultural Valdon Varjão atende a uma demanda do público local.

— Barra do Garças nos surpreendeu com um público que anseia por exibições teatrais. Nas últimas apresentações, tivemos recorde de público. Estamos ampliando a produção de espetáculos no município — afirma.

Segundo João do Couto, ator e performista, a peça Ensaio sobre o Tempo de Voo não se limita a uma narrativa linear, mas é uma jornada emocional que se aproxima de um fluxo de consciência. A peça aborda temas universais como partidas, chegadas, sonhos e desilusões. Por meio de uma linguagem poética, o espetáculo convida o público a mergulhar em um universo onde o tempo é fragmentado e se desdobra em múltiplas dimensões.

Oficina propõe o teatro como espaço de partilha

Palco Aberto – A arte como espaço comum é uma oficina de teatro que propõe a vivência da cena como território compartilhado, acessível e transformador. Voltada para pessoas de todas as idades e experiências — professores, artistas, estudantes e o público em geral — a atividade convida os participantes a experimentar o teatro como ferramenta de expressão, escuta e construção coletiva.

Conduzida por João Luiz do Couto, artista e educador do Coletivo Barra em Cena, a oficina será realizada no domingo (11), das 9h às 13h, no Centro Cultural Valdon Varjão. Através de jogos teatrais, exercícios de corpo e voz, improvisações e rodas de diálogo, a proposta é abrir espaço para a escuta sensível, o protagonismo e a criação conjunta.

Com emissão de certificado, Palco Aberto é um convite para ocupar o palco da arte com liberdade, diversidade e senso de pertencimento.

Conheça o Coletivo Barra em Cena

Formado por Yandra Firmo, Juliane Coelho, João do Couto e Luciano Paulo, o Barra em Cena é um coletivo de artistas mato-grossenses dedicado ao desenvolvimento de pesquisas autorais que refletem os impactos sociais vivenciados por diferentes indivíduos na contemporaneidade.

O projeto é financiado com recursos da Lei Paulo Gustavo, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura de Barra do Garças.

Serviço

Espetáculo: Tempo de Voo
Data: 10 de maio (sábado)
Horário: 19h
Local: Centro Cultural Valdon Varjão (Porto do Baé)
Entrada: Gratuita

Oficina: Palco Aberto – A arte como espaço comum
Data: 11 de maio (domingo)
Horário: Das 9h às 13h
Local: Centro Cultural Valdon Varjão
Inscrições gratuitas: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfUDWRYIiVaURqa8bSn3v9PZUBt64izR5S-yLgWnK0ocxmJEQ/viewform

Seja o primeiro a comentar sobre "Teatro gratuito neste sábado: Ensaio sobre o Tempo de Voo estreia no Centro Cultural Valdon Varjão"

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


*