Safra agrícola recorde propulsiona atividades econômicas, e agita setor imobiliário em Cuiabá

Créditos: Pixabay

No Brasil temos uma indústria agrícola bastante significativa no nosso PIB total, sendo que as nossas safras são conhecidas pela qualidade e diversidade de produtos, como a soja, o milho e o feijão. Esse mercado sempre possui altos e baixos, devido a sazonalidade da sua produção (produtos importantes que não crescem em certas épocas do ano), as intempéries do clima que ajudam a minar muitas das plantações importantes, além de pragas que muitas vezes infestam e destroem cultivos inteiros.

É uma verdadeira arte ser um agricultor e lidar com todas essas variáveis, muitas das quais não podemos fazer nada para barrá-las, apenas podemos amenizá-las um pouco. E apesar de todos esses obstáculos, a agricultura brasileira segue firme e forte na exportação para os mais variados países. Agora mesmo esse ano, estamos vivendo uma safra recorde que vem agitando o setor imobiliário em Cuiabá, causando uma situação propícia para diversos investimentos no setor.

O mercado imobiliário como qualquer outra área da economia de um país, sente-se transformado, impulsionado e reformulado por influência e acontecimentos externos que nada tem a ver com ele. A queda e o aumento do dólar, a situação política do país ou de alguma cidade específica, o preço dos materiais de construção, o nível do desemprego, tudo isso influencia para uma boa ou má hora quando você pensar em fazer alguma espécie de investimento em imóveis.

Cuiabá está localizada nas margens do Rio Cuiabá e é a capital do estado do Mato Grosso, localizado na Região Centro-Oeste brasileira. Houve nos últimos quinze anos da sua história uma desaceleração do crescimento, bem como acontecido no resto do Brasil. Além do que ela representa por ser a capital, recebendo e sendo responsável por muitas das atividades administrativas do estado, a cidade de Cuiabá é o principal centro comercial e industrial do Mato Grosso. É conhecida por conta da grande arborização urbana como a Cidade Verde.

Questão econômica e social

Pense que quando há nos negócios um resultado extremamente positivo, é de praxe que a pessoa pense em investir os seus lucros de alguma maneira que traga resultados positivos. A maneira como ela faz isso depende de quem estamos falando, existem as que optam por colocar o dinheiro em investimentos financeiros de risco, como ações de empresas, por exemplo, e as que optam por investimentos mais seguros e sólidos, como o mercado imobiliário é, podemos dizer.

As pessoas que optam pela segunda opção (de investir em algo mais sólido) são algumas das responsáveis por todo esse agito do setor imobiliário em Cuiabá. Pense em alguém que ganhou muito dinheiro com a última safra, um dinheiro que ele não estava esperando naquela proporção, comprar imóveis é uma ótima forma de investir esse dinheiro. Depois de prontos esses imóveis em Cuiabá  (caso a compra tenha sido feita ainda na planta), é possível fazer a venda e embolsar a diferença, ou até mesmo alugar o imóvel.

Para aqueles que lucraram milhões e mais milhões, os grandes fazendeiros, construir prédios no centro da cidade também é uma coisa que dá muito certo. Apesar de hoje em dia já não ser como a anos atrás, os prédios ainda tem seus apartamentos vendidos e alugados de maneira fácil, em geral. Essa é uma renda certa mensal que a pessoa terá, além de que o prédio representa um capital alto que pode ser vendido caso tenha necessidade. Claro que ele não será vendido de uma hora para outra também, mas pelo menos a segurança que ele representa é enorme.

Nessas épocas de prosperidade econômica numa cidade, é alta a rotatividade e a chegada de novas pessoas em busca de novas oportunidades, sejam como empresárias ou como trabalhadoras comuns. E isso também facilita com que o mercado imobiliário fique mais movimentado facilmente, sendo que as pessoas precisam de um lugar para morar, afinal de contas. Além desse ser um motivo para que a feitura de prédios seja um negócio tão bom e certo num momento econômico como esse.

Alguns exemplos de bons bairros em Cuiabá

Quilombo

O bairro do Quilombo apresenta uma boa infraestrutura, com supermercados, farmácias, bancos, entre outras coisas. Os seus imóveis possuem boa estrutura e são bastante valorizados, sendo que o bairro está posto no centro de Cuiabá. As opções de lazer são diversas, e por isso os turistas costumam aportar bastante na região, e apreciam muito a grande variedade em questão de alimentação e compras que o bairro possui.

Para quem curte um passeio em meio a natureza, o Parque Mãe Bonifácia está próximo e apresenta uma vegetação bastante vistosa e verde. A história do nome também representa uma parte da cultura e da história do lugar, sendo que Mãe Bonifácia era uma mulher que ajudava os escravos fugitivos, dando guarida e apontando o lugar em que o quilombo ficava localizado. Por conta dessa história de amor e dedicação ao próximo, o parque recebe o nome de Mãe Bonifácia.

Araés

Para quem está vendo a oferta de apartamentos à venda em Cuiabá, o bairro Araés é uma ótima opção. Um dos mais antigos da cidade, localizado no centro da mesma, possui uma paisagem vertical dominada por prédios de vários tamanhos, o que garante uma grande variedade de opções de moradia. A infraestrutura é satisfatória, não precisando da população se locomover para nenhum lugar afim de resolver suas questões do dia a dia.

Jardim das Américas

Considerado um dos bairros mais nobres na capital mato-grossense, é berço dos principais shoppings da cidade. As principais avenidas de Cuiabá passam pelo Jardim das Américas, facilitando a locomoção dos seus moradores. Ele é um berço também das faculdades, com a Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT) estando ali por perto, por exemplo.

Bosque da Saúde

Não à toa possuindo esse nome, o Bosque da Saúde é o bairro com a maior qualidade de vida da capital. Escolas, hospitais, bancos, avenidas e centros comerciais estão dentre as coisas que facilitam a vida no bairro.

Após você entender um pouco sobre como a safra agrícola recorde impulsionou e movimentou o mercado imobiliário em Cuiabá, te convidamos para ler mais posts no nosso blog. Aproveite as informações!

Por Assessoria

Seja o primeiro a comentar sobre "Safra agrícola recorde propulsiona atividades econômicas, e agita setor imobiliário em Cuiabá"

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


*