Prefeito reconhece empenho do senador Wellington Fagundes e agradece pela homologação do projeto
O prefeito Roberto Farias espera agilizar com rapidez a licitação para o início das obras da avenida Beira Rio, na orla do rio Garças.
Segundo ele, a homologação do projeto pela Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco), anunciada pelo senador Wellington Fagundes no Senado Federal, autoriza a Prefeitura a abrir o processo licitatório nos próximos dias.
Satisfeito com o anúncio, o prefeito agradeceu o empenho do senador que desde a apresentação do projeto se entusiasmou com a obra e prometeu se empenhar para a liberação dos recursos e auxiliar o município a concretizar esse sonho. Roberto Farias lembrou Wellington Fagundes sempre foi um parceiro de Barra do Garças e mais uma vez mostra o seu compromisso com a cidade.
“Na semana passada tínhamos recebido a licença ambiental da Sema para destravar a obra e agora a homologação que autoriza a abertura da licitação, ou seja, todos os trâmites foram vencidos para que possamos concretizar esse sonho que é transformar à margem do rio Garças em um dos cartões postais de Barra do Garças”, destacou Roberto Farias.
A avenida Beira Rio terá início no Porto Baé e se estenderá até a praia da Rapadura, no bairro São Benedito, cujo projeto reúne os conceitos modernos em obras paisagística e urbanista, com pista de caminhada, ciclovia, aparelhos de ginástica, pontos de contemplação, quiosques, pontos de pesca e outros atrativos às margens do rio Garças. Após concluída, será uma das mais belas obras turísticas de Mato Grosso.
Da Assessoria/Com Redação
Avenida Beira Rio
Revitalização da Av. Beira-Rio é aprovada em Brasília e obras podem ser licitadas.
Da Assessoria
Mais da metade dos recursos garantidos são de emenda do senador Wellington Fagundes, que anunciou a liberação em Plenário.
As obras de revitalização da Avenida Beira Rio, em Barra do Garças, já podem ser licitadas pela Prefeitura Municipal. A homologação do projeto pela Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco) aconteceu na quinta-feira, 16, e foi comunicada ao senador Wellington Fagundes (PR-MT), que levou o feito para conhecimento da população, em pronunciamentono último dia 17, no plenário do Senado, durante sessão que contou com a presença da secretária de Turismo do município, Mônica Porto.
A aprovação, segundo o senador, oficializa os recursos necessários para as obras – grande parte assegurados por meio de emenda ao Orçamento da União. Ao todo, serão executados, de acordo com o projeto, 3 mil metros de parque linear às margens do Rio Garças, composto de pista de caminhada, ciclovia, aparelhos de ginástica, pontos de contemplação, quiosques, pontos de pesca. Essa avenida passa pelo Porto do Baé, ponto de lazer que atrai inúmeros turistas e irá até a Praia da Rapadura.
“Toda Barra do Garças, com certeza, festejará essa obra” – disse o senador, acreditando que as inaugurações possam ocorrer em pouco mais de um ano. Ao todo, a obra está orçada em R$ 13 milhões, dos quais, mais da metade é proveniente de emenda parlamentar de Wellington.
Ao apresentar o comunicado da aprovação do projeto, Fagundes destacou que a obra representa “um sonho acalentado”, e destacou ainda sua alegria por ter sido partícipe da iniciativa. Também, da tribuna, cumprimentou o prefeito Roberto Farias e o vice-prefeito Wellington Marcos que, segundo ele, “nunca desanimaram ante as dificuldades da burocracia” e que foram “firmes e determinados, fazendo a coisa certa”.
O republicano aproveitou para exaltar as belezas da cidade e da região do Araguaia. “Barra do Garças é a cidade onde temos o encontro do Rio Araguaia com o Rio Garças, em três cidades: Barra do Garças, Pontal do Araguaia, em Mato Grosso, e Aragarças, em Goiás”. Também convidou demais senadores e os brasileiros que assistiram ao pronunciamento pela TV Senado e pela Rádio Senado a conhecerem o município.
Além da obra, Barra do Garças deverá receber, no decorrer dos próximos dois anos, algo em torno de R$ 35 milhões em investimentos para obras de ampliação do seu aeroporto, que conta com capacidade de operação para aeronaves de grande porte. Na quinta-feira, também foi assinada pela Secretaria de Aviação Civil a outorga do aeródromo para a Prefeitura Municipal. Os recursos programados sairão do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Aviação Regional. Segundo Wellington, o aeroporto será “fundamental e estratégico” para Mato Grosso, já que a cidade está localizada a 500 quilômetros de Cuiabá.
BOLSONARO NO ARAGUAIA
No dia 5 de junho a cidade deve receber a visita do presidente Jair Bolsonaro para o lançamento do projeto “Salve o Rio Araguaia”. Este é um programa ambiental desenvolvido em conjunto pelos Estados de Mato Grosso e Goiás. Ao confirmar a visita do presidente, Fagundes destacou que o programa prevê o plantio de 10 mil hectares de árvores nativas às margens do Rio Araguaia e do Rio Garças, objetivando a recuperação e manutenção desses rios. Segundo o republicano, Bolsonaro deve aproveitar para visitar outras importantes obras de infraestrutura na região, como é o caso do contorno viário da cidade.
ATRAÇÕES TURÍSTICAS
Além da visita do presidente Jair Bolsonaro, Barra do Garças passou a integrar o calendário esportivo nacional. Este ano, a cidade receberá uma etapa do Rally dos Sertões, no mês de agosto. “Esse evento tem uma cobertura internacional da imprensa, e, com toda a certeza, ajudará a fomentar ainda mais o turismo local de aventura na região do Araguaia” – salientou.
Também, entre os dias 19 e 23 de junho, Barra sediará o 22º Motorcycle do Araguaia. “Já é o 22º ano de um evento que reúne milhares de pessoas de todo o Brasil, que lá sempre vão, exatamente pela riqueza turística da região”, celebrou Fagundes. Ele disse ainda que o local onde se desenvolverá toda a programação possui uma área para shows com capacidade para dez mil pessoas e uma estrutura impecável.
Mais da metade dos recursos garantidos são de emenda do senador Wellington Fagundes, que anunciou a liberação em Plenário.
Seja o primeiro a comentar sobre "BEIRA RIO"