UMA ELEIÇÃO ATÍPICA

Teremos, este ano, eleições municipais atípicas em Barra do Garças e toda a região do Araguaia.

Atípicas porque não teremos que passar a humilhação de ver os donos do poder político na cidade de Barra sacando milhares de notas de 10 ou 50 reais na véspera das eleições para fazer a compra descarada de votos, nas barbas (e talvez com o conluio) das autoridades policiais e eleitorais no município.

Atípicas, também, porque não teremos agressão dos showmícios milionários, cujos patrocinadores não apareciam e a justiça eleitoral engolia a subdeclararão de despesas eleitorais.

Ainda como atipicidade, não teremos a sujeirada incontrolável dos cartazes, outdoors, santinhos e todos aqueles impressos que foram nossos conhecidos por muitos anos, que eram espalhados pelas ruas e calçadas e que a nova lei eleitoral restringiu a quase nada.

Finalmente, teremos como principais pre-candidatos novas velhas figuras, porém nenhuma entre os oligarcas que comandaram o município nos últimos 25 anos e que, hoje, aparecem apenas como apoiadores dos pre-candidatos mais cotados.

Sem querer desmerecer os eventuais competidores que podem surgir até a fim das inscrições, acreditamos que o pleito deste ano deve ficar entre Welinton Marcos, apoiado pelo atual prefeito; Dr. Adilson, apoiado por Wanderlei Farias; e para surpresa de uns, gaudio de outros e crises de ódio acumulado de outros mais, o ex-prefeito Paulo Raye, que, como uma fênix, renasce das cinzas e parte para a disputa.

Sobre Welinton Marcos, o que é importante dizer é que sua persistência na política é surpreendente e não foram poucas vezes que a boca miúda falou que havia chegado ao fim de carreira. A vice-prefeitura lhe trouxe os músculos necessários à postulação de primeiro mandatário e o apoio do atual prefeito é um trunfo forte para chegar bem no dia das eleições.

Dr. Adilson tem o currículo de excelentes serviços prestados à segurança pública, em sua carreira policial, onde chegou ao topo. Tem pouca experiência político-administrativa municipal, mas o cacife de Wanderlei Farias é suficiente para colocá-lo na rinha com destaque.

Paulo Raye. O mais polêmico político barra-garcense é dotado de um carisma inabalável e ou é amado ou odiado, sempre aos extremos. Paulo Raye parte de uma posição sólida na disputa, uma vez que detém o voto intra-uterino do público feminino, de quem é um adorado e eficiente ginecologista e que já fez milhares de partos que ajudam consideravelmente na sua posição de preferido das mulheres barra-garcense, muito embora tenha um passado político que não recomenda.

Em princípio será uma eleição disputada, com pouco dinheiro e pendente das consequências da pandemia do coronavirus.

Hoje é impossível apontar o vencedor e qualquer tentativa é puro chute. Quem viver, verá.

Seja o primeiro a comentar sobre "UMA ELEIÇÃO ATÍPICA"

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


*