COMBATE AO DESMATAMENTO – Parceria entre MPMT e ICV amplia projeto para 72 municípios

Vencedor da última edição do Prêmio Innovare, o projeto “Olhos da Mata – Coibindo o Desmatamento Ilegal em Tempo Próximo ao Real”, realizado pela Promotoria de Justiça de Itiquira, será estendido para outros municípios de Mato Grosso. Uma parceria firmada entre o Ministério Público Estadual, por meio da Procuradoria de Justiça Especializada na Defesa Ambiental e da Ordem Urbanística, e o Instituto Centro de Vida (ICV) possibilitará a disseminação da plataforma online “Global Forest Watch”, utilizada pelo projeto para recebimento e análise dos alertas de desmatamento e incêndio em tempo próximo ao real, junto às Promotorias de Justiça de Bacia Hidrográfica, que reúnem 72 municípios e cobrem 385.000 km².

O promotor de Justiça Claudio Angelo Correa explica que a parceria foi instituída após a “Global Forest Wath”, uma iniciativa de entidades públicas e privadas, dentre elas o World Resources Institute (WRI), o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, o Ministério do Meio Ambiente e Clima da Noruega, University of Maryland, Google e várias outras, aprovar a destinação de cerca de 40 mil dólares (“Small Grants Fund”) para que o ICV possa auxiliar na implementação do uso da ferramenta para Promotorias de Justiça de Bacia Hidrográfica. As oficinas devem começar em agosto.

De acordo com o ICV, além da capacitação dos técnicos e promotores de Justiça para a utilização da ferramenta, o projeto apoiará a implementação de rotinas de monitoramento e uso de dados pelos integrantes da instituição. Prevê ainda a criação de um banco de dados espacial de áreas sujeitas a notificações e inquéritos e o monitoramento do impacto no controle do desmatamento.

“Espera-se que esse treinamento e implementação do GFW leve a um aumento das notificações e inquéritos civis em municípios considerados prioritários para ações de combate ao desmatamento e degradação florestal. Essa ação mais rápida deve impedir o avanço de danos ambientais em áreas críticas, reduzir a sensação de impunidade e dissuadir os crimes ambientais”, afirma o ICV.

Segundo a entidade, Mato Grosso possui a segunda maior taxa de desmatamento da Amazônia Legal e 85% desse desmatamento ocorrem de forma ilegal. “Como mais da metade desse desmatamento ocorre em propriedades rurais privadas, situação que ocorre de maneira semelhante no caso dos incêndios florestais, esperamos com essa iniciativa auxiliar na ampliação do sucesso de redução das taxas de desmatamento e incêndios florestais”, acrescentou.

Por CLÊNIA GORETH

Seja o primeiro a comentar sobre "COMBATE AO DESMATAMENTO – Parceria entre MPMT e ICV amplia projeto para 72 municípios"

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


*