As medidas seguirão as recomendações para a prevenção contra o novo coronavírus, mediante a colaboração dos comerciantes.
Da Assessoria / Andrezza Dias
O prefeito de Aragarças – GO, José Elias (PROS), se reuniu nesta última quarta-feira (3) com empresários que entraram em acordo para flexibilizar a abertura de bares, lanchonetes e restaurantes.
Atualmente, o município goiano segue as diretrizes impostas pelo último decreto estadual publicado no dia 19 de abril. O governador Ronaldo Caiado (DEM) fez uma videoconferência com prefeitos do estado de Goiás no mês de maio para formular um novo documento, o qual ainda não foi divulgado até o momento.
De acordo com o decreto estadual nº 9653, os prefeitos têm autonomia para tomarem medidas próprias de enfrentamento ao novo coronavírus. O documento é válido por 150 dias.
José Elias concordou com a ideia de determinações menos rígidas e deve assinar nas próximas horas um decreto municipal, o qual adotará restrições para o segmento. As medidas seguirão as recomendações para a prevenção contra o novo coronavírus, mediante a colaboração dos comerciantes.
Os donos dos referidos estabelecimentos deverão adotar critérios de controle de pessoas, e promover a disponibilidade de máscaras de proteção facial, bem como álcool em gel para clientes e funcionários.
Nesta semana, a prefeitura de Aragarças voltou a liberar as feiras livres com algumas condições e restrições, os feirantes se comprometeram a seguir medidas de prevenção como o sistema drive thru, sem consumo de alimento no local.
Até o momento, 13 casos de Covid-19 já foram confirmados em Aragarças, conforme último boletim epidemiológico divulgado nesta quarta-feira (3) pela Secretaria Municipal de Saúde.
Das 13 confirmações, 3 pessoas estão curadas e outras 7 suspeitas estão em análise. 59 pacientes são monitorados e 71 casos foram descartados.
Cenário no estado
Nesta última quarta-feira (3), a Secretaria da Saúde de Goiás (SES-GO) informou que há 4.589 casos de doença pelo coronavírus 2019 (Covid-19). Destes, há 159 óbitos confirmados. No Estado, há 25.471 casos suspeitos em investigação. Outros 11.779 já foram descartados.
Há 31 óbitos suspeitos que estão em investigação. Já foram descartadas 250 mortes suspeitas nos municípios goianos.
Seja o primeiro a comentar sobre "ABERTURA DE COMÉRCIO – Aragarças terá decreto flexibilizando"