Secretaria de Meio Ambiente de Barra do Garças orienta a população sobre descarte consciente do lixo
No Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado na última sexta-feira (5), o descarte consciente do lixo doméstico também foi pauta do trabalho de conscientização desenvolvido pelo município por meio da Secretaria de Meio Ambiente.
O hábito de colocar o lixo para fora de casa traz uma falsa sensação de que a relação e a obrigação com aqueles resíduos terminam ali, porém, a Secretaria, além de orientar sobre a forma correta de descartar o lixo produzido nas residências, está trabalhando a questão do reaproveitamento.
Em parceria com as escolas da rede pública municipal, alunos, pais e comunidade escolar desenvolvem a educação ambiental, onde o lixo reciclável é entregue nas unidades escolares para ser reutilizado em projetos educativos e até comercializados para que o valor seja revertido em benefícios para a unidade de ensino.
“Lixo reciclável é objeto limpo”, disse o secretário de Meio Ambiente, Lúcio Violin, se referindo a latas de conservantes, que devem ser lavadas antes de serem descartadas, pois cada resíduo tem uma aplicação de descarte diferente.
A Secretaria ainda orienta que objetos de maior porte, como móveis por exemplo, não devem ser colocados nas calçadas, e sim, encaminhados diretamente ao aterro sanitário, diferente do lixo doméstico que deve ser embalado adequadamente em sacos plásticos e deixado nas lixeiras para que a equipe coletora faça o recolhimento. O acondicionamento correto evita o mau cheiro e impede que o lixo se espalhe pelas ruas e calçadas.
“São medidas simples que devem ser adotadas por todo cidadão. Assim teremos uma cidade limpa e um povo saudável “, conclui o secretário.
Fernanda Moraes/Secom-BG
Seja o primeiro a comentar sobre "Descarte do lixo"