CAMINHANDO PARA O ESQUECIMENTO

Themístocles de Azeredo

Enquanto investigava o espectro das instituições federais, a carreira da operação Lava Jato caminhou a passos largos e sem obstáculos, sendo aplaudida pela maioria da população, uma vez que poucas eram as críticas que poderiam modificar a opinião popular.

A intromissão no espectro estadual já começou a colocar as investigações em posição de questionamento, uma vez que, no âmbito do estado, as paixões afloram com mais facilidade e atingem amigos, parentes ou padrinhos naquela comunidade.

Para piorar, o âmbito estadual se estende às Assembleias Legislativas e o número de envolvidos cresce em progressão geométrica, colocando em risco a capacidade do Poder Judiciário de investigar, processar e julgar os envolvidos e o sistema prisional de receber tantos novos detentos.

Quando tentamos estender as investigações para o âmbito municipal verificamos imediatamente a impossibilidade das ações, seja pela reação contrária da comunidade, seja pela total e definitiva incapacidade dos órgãos públicos de atingir a quantidade de envolvidos naquela esfera.

Mexer com prefeitos e vereadores é mexer num vespeiro incontrolável, onde não existem quaisquer meios de apenas começar a investigar. A infraestrutura investigativa e prisional em nível municipal é inexistente em face da quantidade de possíveis envolvidos e da força do lobby dos amigos, parentes e padrinhos locais.

Então ficamos conjeturando sobre de que adiantam as operações Lava Jato, que podem até diminuir o nível de corrupção e malversação do erário federal, se já não dão conta do mesmo trabalho no nível estadual e são definitivamente incapazes de atingir qualquer objetivo no nível municipal.Verificamos então que o ensino básico de corrupção e maus feitos político-administrativos se situa no nível municipal e quando se elevam ao nível estadual os políticos já levam inoculados os genes irreversíveis do incorreto e inaceitável, porém extremamente lucrativo para quem adota.

Para tentar acabar com a corrupção e maus políticos no Brasil devemos, primeiro, começar pelo nível municipal, impondo soluções moralizadoras que impeçam deles subirem de patamar já inoculados pelo vírus da doença que grassa em todas as prefeituras e câmaras do país.

Themístocles de Azeredo é um brasileiro aposentado

Seja o primeiro a comentar sobre "CAMINHANDO PARA O ESQUECIMENTO"

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


*