MT corre risco de não ter gado suficiente para o abate a partir de 2021, diz Sindicato dos Frigoríficos

Criação de gado em MT — Foto: GcomMT

Por G1 MT

Mato Grosso corre o risco de não ter gado suficiente para o abate a partir de 2021. A perspectiva foi feita pelo Sindicato das Indústrias Frigoríficas do estado (Sindifrigo). O setor gera mais de 24 mil empregos em Mato Grosso.

De acordo com o presidente do sindicato, Paulo Bellicanta, as exportações de animais vivos para serem abatidos em outros estados e também em outros países são as principais responsáveis por essa situação.

Situação semelhante já foi vivenciada pelo setor em 2015, quando vários frigoríficos mato-grossenses suspenderam as atividades temporariamente por falta de matéria-prima para o abate.

“A história tende a se repetir, caso não exista imediatamente uma ação direcionada para a equação do problema. A evasão da matéria-prima com a saída de mais de 93 mil animais em único mês representa o abate de 9 indústrias de porte médio”, ressalta Paulo.

A falta de matéria-prima já é uma realidade sentida na formação de escalas de abate e a tendência é de que se agrave muito mais no próximo ano, quando faltarão os animais jovens que hoje deixam o estado.

A evasão do gado vivo de Mato Grosso, explica Paulo, tem promovido mudanças, sendo que a primeira delas é percebida no campo da sustentabilidade.

 

Seja o primeiro a comentar sobre "MT corre risco de não ter gado suficiente para o abate a partir de 2021, diz Sindicato dos Frigoríficos"

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


*