COMISSÃO DE APOIO INSTITUCIONAL – PGJ destaca investimentos em tecnologia e qualidade de vida

O Procurador-geral de Justiça, José Antônio Borges Pereira realizou na última  sexta-feira (16) a penúltima reunião de 2020 da Comissão de Apoio Institucional, criada no primeiro ano da sua gestão para aproximar a administração superior das promotorias do interior do estado, apresentar projetos e ações criados com o objetivo de melhorar a infraestrutura física e tecnológica das unidades do MP e as condições de trabalho dos membros e servidores. Na abertura da reunião, realizada por meio virtual, ele fez um balanço das reuniões deste ano e destacou a importância dessa aproximação com os membros do MP para ouvir suas demandas e, dessa forma, tomar medidas que resultem na melhoria dos serviços prestados aos cidadãos.

“No ano passado e início deste ano fizemos as reuniões de forma presencial, visitando todos os polos, mas, com a pandemia, tivemos que passar a fazê-las de forma virtual. Mesmo assim, os resultados continuam sendo muito bons, o feedback tem sido positivo, pois pudemos apresentar o que temos feito e conhecer melhor a realidade de cada unidade”, disse José Antônio Borges, dirigindo-se aos promotores do Polo 2, integrado pelas comarcas de Barra do Garças, Água Boa, Canarana, Campinápolis, Novo São Joaquim, Nova Xavantina, Ribeirão Cascalheira, Querência, Porto Alegre do Norte e São Félix do Araguaia.

O procurador-geral relatou os investimentos da atual gestão na área tecnológica, com o fortalecimento e modernização do Departamento de Tecnologia da Informação, o que proporcionou avanços importantes como o desenvolvimento da Versão 3 do Simp (Sistema Integrado do Ministério Público), dando mais agilidade, eficiência e segurança à tramitação de processos e facilitando o trabalho dos membros e servidores da instituição. Outras áreas estão sendo contempladas, como o Departamento de Gestão de Pessoas, que deverá estar totalmente informatizado até dezembro deste ano. “Para tanto, tivemos que investir, inclusive, na contratação de profissionais altamente capacitados, que fomos buscar no mercado”, afirmou.

Outro assunto abordado na reunião foi o programa “Vida Plena – MPMT Pensando em Você”, implantado em abril de 2019 e que atende à Recomendação 052/2017 do Conselho Nacional do Ministério Público, que trata da Política Nacional de Gestão de Pessoas. A promotora Auxiliar da PGJ, Hellen Ulliam Kuriki, observou que “o programa, voltado para a melhoria da qualidade de vida, tem abrangência total na nossa instituição, contemplando os membros, servidores e terceirizados”.

O Vida Plena, explicou a promotora, possui quatro frentes: melhoria do ambiente de trabalho, integração, saúde e realização de campanhas e sensibilização. “E já estamos trabalhando para abrir uma outra frente, a de sustentabilidade”, anunciou Hellen Kuruki.

“Antes não tínhamos essa estrutura do Vida Plena, havia apenas as comemorações e confraternizações de final de ano. Estamos investindo na saúde e na qualidade de vida dos membros e servidores”, disse José Antônio Borges.

Durante a reunião também foi feita uma apresentação sobre “Perspectivas Orçamentárias para 2021”, quando os promotores puderam conhecer a realidade orçamentária e financeira do MPMT hoje e projeções para o próximo ano. Com o surgimento da pandemia da Covid-19, foi criado um cenário de incertezas, o que levou a administração a adotar medidas preventivas como o contingenciamento de despesas, revisão de contratos e acompanhamento constante da execução orçamentária, o que possibilitou que hoje a instituição desfrute de uma situação financeira equilibrada.

Por Tinho Costa Marques

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