O então pequeno aglomerado de casas era considerado, oficialmente, Distrito de Torixoréu, muito embora vivesse, extra oficialmente, como bairro de Barra do Garças.
Muitos moradores do local defendiam o projeto de emancipação, enquanto outros queriam o de anexação a Barra.
Intempestivamente o deputado Roberto Cruz entrou com o projeto de emancipação. A população de Torixoréu chiou forte pois perderia um naco considerável na arrecadação retida no Posto Fiscal.
Também na época chegamos a defender, não a emancipação, mas sim a anexação, visto que Pontal passaria a ser um moderno bairro de Barra do Garças.
O então deputado Roberto Cruz considerado o grande emancipador de municípios no Vale do Araguaia ficou na dúvida se mantinha o projeto de emancipação do Pontal ou ficaria com o anexação.
Resolveu ficar quieto…
Ocorre que o então deputado Lincoln Saggin, que era ex-prefeito de Torixoréu achou por bem defender legitimamente a emancipação do Pontal. Deve ter arrependido do intento por que subia no palanque e dizia defender, mas quando descia, rezava para que não desse certo. Foi aclamado, tempo depois como autor do Projeto de Lei que emancipou o Pontal do Araguaia… Só ele sabe dar as explicações necessárias…
Deve-se anotar que o Pontal nunca teve um bom prefeito. A malversação sempre predominou. Em compensação o Pontal vem crescendo graças aos seus moradores e comerciantes, a exemplo de Barra. O local é plano, bonito e atraente, além de ter uma população ordeira e trabalhadora. Como o dito, não teve sorte nem na sua independência por não ter administradores competentes até o presente momento. A expectativa é de que o Adelcino reverta está situação a partir deste próximo dia 01 de janeiro.
Paulo Batista de Melo
Seja o primeiro a comentar sobre "PONTAL DO ARAGUAIA – (Grande Barra em capítulo)"