PONTAL DO ARAGUAIA – (Grande Barra em capítulo)

O então pequeno aglomerado de casas era considerado, oficialmente, Distrito de Torixoréu, muito embora vivesse, extra oficialmente, como bairro de Barra do Garças.

Muitos moradores do local defendiam o projeto de emancipação, enquanto outros queriam o de anexação a Barra.

Intempestivamente o deputado Roberto Cruz entrou com o projeto de emancipação. A população de Torixoréu chiou forte pois perderia um naco considerável na arrecadação retida no Posto Fiscal.

Também na época chegamos a defender, não a emancipação, mas sim a anexação, visto que Pontal passaria a ser um moderno bairro de Barra do Garças.

O então deputado Roberto Cruz considerado o grande emancipador de municípios no Vale do Araguaia ficou na dúvida se mantinha o projeto de emancipação do Pontal ou ficaria com o anexação.

Resolveu ficar quieto…

Ocorre que o então deputado Lincoln Saggin, que era ex-prefeito de Torixoréu achou por bem defender legitimamente a emancipação do Pontal. Deve ter arrependido do intento por que subia no palanque e dizia defender, mas quando descia, rezava para que não desse certo. Foi aclamado, tempo depois como autor do Projeto de Lei que emancipou o Pontal do Araguaia… Só ele sabe dar as explicações necessárias…

Deve-se anotar que o Pontal nunca teve um bom prefeito. A malversação sempre predominou. Em compensação o Pontal vem crescendo graças aos seus moradores e comerciantes, a exemplo de Barra. O local é plano, bonito e atraente, além de ter uma população ordeira e trabalhadora. Como o dito, não teve sorte nem na sua independência por não ter administradores competentes até o presente momento. A expectativa é de que o Adelcino reverta está situação a partir deste próximo dia 01 de janeiro.

Paulo Batista de Melo

Foto: Reprodução

Seja o primeiro a comentar sobre "PONTAL DO ARAGUAIA – (Grande Barra em capítulo)"

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


*