Prefeito Adilson diz que mais de 300 casas do Residencial Carvalho serão demolidas

Fotos: Reprodução

Prefeito de Barra do Garças, Adilson Macedo, informou que casas que estavam sem telhado sofreram com a ação do tempo e tiveram estruturas comprometidas

Andrezza Dias/Semana7

Cerca de 350 a 400 casas dos Residenciais Carvalho 1 e 2, em Barra do Garças, precisarão ser demolidas devido a deterioração pelo tempo. A informação foi repassada pelo prefeito do município, Adilson Macedo (PSD), durante entrevista concedida ao Semana7 nesta segunda-feira (01).

Iniciado em 2012, o conjunto habitacional com três módulos (Residencial Carvalho 1, 2 e 3) contemplará 1.436 famílias inscritas no programa do Governo Federal ‘Minha Casa Minha Vida’ em parceria com a Caixa Econômica Federal (CEF).

Conforme o prefeito Adilson, uma reunião com a Superintendência da CEF referente aos loteamentos Carvalho acontece nesta terça-feira (02), em Barra do Garças, para discutir sobre o realinhamento de preço que a Resecom (construtora à frente do empreendimento desde 2018) pede à financiadora, além da demolição das casas comprometidas pela ação do tempo.

“A empresa Resecom pleiteia um realinhamento de preço com a Caixa Econômica Federal em razão da alta no preço do cimento, ferro e outros materiais de construção”, explicou o gestor. “A nossa intenção é fazer gestão junto à CEF para este realinhamento de preço, dentro das condições técnicas da Caixa, para que estas obras possam ser iniciadas novamente”, finaliza.

A gerente administrativa de obras da Resecom, Tatiane Procópio das Chagas, disse que a empresa realizou o levantamento das condições das casas que apresentam estrutura comprometida pela ação do tempo e aguarda instruções da CEF.

O município não teve que arcar com nenhuma despesa. Eu acredito que na parte final da obra, se necessário, principalmente em relação à infraestrutura, a prefeitura poderá ser parceira para que a obra seja concluída e entregue à população que tanto necessita

 

Ainda de acordo com o prefeito, o município não teve nenhum prejuízo devido o convênio ter sido celebrado entre o governo federal e a Caixa Econômica. “O município não teve que arcar com nenhuma despesa. Eu acredito que na parte final da obra, se necessário, principalmente em relação à infraestrutura, a prefeitura poderá ser parceira para que a obra seja concluída e entregue à população que tanto necessita”, afirma.

O portal tentou contato com o Ministério Público Federal (MPF), por meio da Procuradoria da República no município de Barra do Garças que acompanha o andamento das obras, mas sem sucesso.

Residencial Carvalho

As obras do conjunto habitacional que vai contemplar 1.436 famílias foram iniciadas em maio de 2012, no primeiro mandato do ex-prefeito Roberto Farias. Desde então, as obras do conjunto habitacional foram paralisadas diversas vezes. Em 2015, devido à rescisão dos contratos com a empreiteira anterior, a empresa Resecom Construtora Ltda foi contratada em 2018 após novo edital de chamamento público.

Em julho de 2020, a Resecom retomou as obras do Residencial Carvalho I, II e III após a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema) renovar a licença de instalação do conjunto habitacional.

Ainda no ano passado, o Ministério Público Federal (MPF), por meio da Procuradoria da República no Município de Barra do Garças (MT), instaurou inquérito civil com o objetivo de apurar notícia de que um grupo de pessoas estaria se organizando para promover a invasão das 1,5 mil casas em construção nos loteamentos Carvalho I, II e III.

Seja o primeiro a comentar sobre "Prefeito Adilson diz que mais de 300 casas do Residencial Carvalho serão demolidas"

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


*