Prefeito Adilson alerta população sobre o risco de 3º onda da Covid-19 em Barra do Garças e edita novo decreto

SECOM-BG

Nos últimos dias Barra do Garças teve um aumento alarmante no número de casos da Covid-19 e, na última terça-feira (25/05) o município entrou na classificação de risco muito alto de contaminação pela Secretaria de Estado de Saúde (SES/MT). O prefeito Dr. Adilson editou o Decreto nº 4.643/2021 com medidas restritivas e, reiterou o pedido a população para que reforcem as medidas de biossegurança e evitem aglomerações neste período de pandemia.

A prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde, tem trabalhado incessantemente para conter os avanços do vírus no município e principalmente em atender os pacientes internados devido às complicações da Covid-19, mas mesmo com essas ações de combate, os casos não param de aumentar e o município pode sofrer com uma 3º onda.

A Secretaria registrou um aumento progressivo nos casos ativos entre os dias 17 e 26 de maio, que passaram de 245 para 409.  Além disso, o número de internações de pacientes positivos para o vírus também continua crescendo de forma significativa, em dez dias os números subiram de 27 para 39 e as UTI’s seguem atendendo no limite da capacidade.

O secretário de Saúde, Adilson Tavares, falou sobre as medidas que estão sendo tomadas para o atendimento desses pacientes e reafirmou o empenho da prefeitura municipal no combate ao vírus e na destinação de recursos para a aquisição de medicamentos e insumos e ainda enfatizou sobre a importância da vacinação e da permanência de cuidados, mesmo após a aplicação da vacina.

Umas das principais medidas tomadas para o combate ao vírus foi transformar a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em centro de referência no atendimento a pacientes com Covid-19, não só para agilizar o diagnóstico e o tratamento de pacientes positivos com o vírus, mas também evitar que pessoas que procuram atendimento médico por outros motivos se contaminem no local.

A prefeitura também ampliou o número de vagas na enfermaria da UPA e criou mais 4 leitos de semi intensivo com ventiladores mecânicos, e realizou a contratação de mais médicos e fisioterapeutas especialistas em ventilação mecânica para atender pacientes intubados.

Outra medida adotada pela prefeitura municipal de Barra do Garças, foi anunciada nesta quinta-feira (27/05), a fim de auxiliar no enfrentamento da Covid-19, a Unidade Básica de Saúde (UBS) do Bairro São Benedito foi transformada em centro de atendimento e triagem exclusivo para casos de suspeita de contaminação por Covid-19. “O objetivo dessa ação é desafogar a UPA e, somente caso seja necessário, os pacientes deverão ser encaminhados para UPA ou para o Pronto Socorro”, declara o secretário de Saúde, Adilson Tavares.

“Nós estamos trabalhando dentro das nossas condições, a prefeitura tem feito sua parte no combate à pandemia. Só neste ano, foram contratados mais médicos, fizemos a manutenção dos seis leitos de UTI Covid que já existiam e abrimos mais três, adquirimos ventiladores e medicamentos para intubação e, apesar de estarmos sempre no limite, nunca precisamos acordar um paciente durante a intubação por falta de remédios”, ressaltou o secretário.

O médico e diretor técnico da UPA, Rafael Joviano, alertou a população barra-garcense para os cuidados e a necessidade de cumprimento das medidas impostas pelas autoridades de saúde, para evitar a falta de remédios, insumos e, principalmente, evitar mais óbitos. “Já temos pessoas jovens sendo internadas, morrendo em decorrência do vírus. Não são só os idosos e pessoas com comorbidades que estão sujeitas a isso. Se todos não se conscientizarem de que precisamos continuar seguindo as normas de prevenção, mais pessoas vão continuar sendo infectadas, vão faltar remédios e insumos e muitas pessoas irão morrer, então por favor se cuidem”, finaliza o médico.

Dr. Adilson informou que a prefeitura tem destinado recursos para serem investidos na saúde durante a pandemia, sendo cerca de 48% da receita sendo repassados à saúde para contenção do Coronavírus e atendimento em geral da população.

O prefeito também pede a população que evite aglomerações e não participe de festas clandestinas e colabore com as medidas de biossegurança, pois neste momento a cidade aponta um crescimento no números de jovens internados depois de se contaminar pelo vírus.

“A situação se complica cada vez mais em relação a essa pandemia. Agora temos até jovem de 27 anos na UTI Covid e tivemos o falecimento de um jovem de 21 anos. É preciso mais conscientização. Mesmo com todos os reforços que estamos fazendo na área da saúde, não estamos conseguindo atender a grande demanda de casos e isso só tende a piorar ainda mais.  Muitas pessoas já perderam entes queridos, outros perderam a própria vida. É preciso redobrar os cuidados em relação a essa pandemia”, declarou o prefeito.

Dr. Adilson também ressaltou a atuação da Defesa Civil e da Polícia Militar, como órgãos fiscalizadores, que tem atuado de forma rigorosa para que sejam cumpridas as medidas restritivas, dispersando aglomerações e festas clandestinas. Além disso, o prefeito reforçou o pedido para que a população não participe desses eventos, uma vez que eles infringem o decreto municipal e devem ser penalizados com multa, além de contribuírem significativamente para o risco de contaminação.

A partir do novo panorama epidemiológico registrado nos últimos dias, o município de Barra do Garças será obrigado a adotar novas medidas de contenção do Coronavírus e, nesta quinta-feira (27/05), o prefeito municipal, Adilson Gonçalves, editou um novo decreto municipal, que contém novas normas de restrição, tais como:

  • Restrição de circulação de pessoas pelas ruas de 06h00m até às 23h30m;
  • Funcionamento das atividades econômicas somente no período compreendido entre as 06h00m e às 23h00m (horário de Mato Grosso), de segunda a sábado;
  • Todas as atividades econômicas deverão respeitar as medidas de segurança, como o uso de máscara, distanciamento e limitação de 30% da capacidade máxima do local;
  • Atividades e locais como farmácias, serviços de saúde, transporte coletivo, transporte individual remunerado de passageiros por meio de táxi ou aplicativo, indústrias, etc. não ficam sujeitas às restrições de horário;
  • Aplicação do sistema de controle de entrada restrito a 01 (um) membro por família nos supermercados, durante os horários de funcionamento estabelecidos pelo decreto municipal;
  • Permissão de utilização somente de voz e violão para músicos, em bares e restaurantes que ofertarem som ao vivo;
  • Proibição do consumo de bebidas alcóolicas e não alcóolicas que ocasione aglomerações em qualquer espaço público, como: escadaria do porto, cacheira, praia, Parque Estadual da Serra Azul, etc.;
  • Funcionamento de serviço na modalidade delivery permitido somente até às 00h59m, inclusive aos sábados e domingos, com exceção das farmácias e congêneres;
  • Funcionamento de restaurantes nas modalidades take-away e drive-thru somente até às 23h15m;
  • O descumprimento dessas medidas por pessoas juridicas estarão sujeitas a interdição de seus estabelecimentos comerciais pelo período de 05 dias.

O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Barra do Garças (CDL), Leonardo Carvalho, durante coletiva de imprensa realizada nesta manhã de quinta-feira (27/05) no Anfiteatro da Prefeitura Municipal, enfatizou que os comerciantes que não cumprirem as medidas solicitadas estão sujeitos ao fechamento de cinco dias de seus estabelecimentos, além de multa mediante descumprimento do decreto. “Dessa vez, não haverá ações de orientação. As ações serão diretamente punitivas, caso o comerciante não siga as normas estabelecidas pelo novo decreto”, completa Leonardo.

Seja o primeiro a comentar sobre "Prefeito Adilson alerta população sobre o risco de 3º onda da Covid-19 em Barra do Garças e edita novo decreto"

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


*