Barra do Garças tem aumento expressivo nos casos de dengue nos últimos 60 dias

O Município tem enfrentado uma alta em casos de dengue e gripe neste fim de ano, ocasionando a superlotação da UPA.

SECOM-BG

Nos últimos 60 dias a Secretaria Municipal de Saúde registrou 176 novos casos de Dengue em Barra do Garças, além disso o município tem enfrentando um surto de gripe nos últimos dias, assim como em todo o país. A confluência entre essas doenças têm causado a lotação da Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

Só na terça-feira (28), a UPA atendeu 291 pacientes no período entre 07 da manhã e meia noite. A Secretaria de Saúde destaca que além de atender a população de Barra do Garças a unidade também tem recebido pacientes de cidades próximas, que contribuem para a alta demanda de atendimentos.

Nesta semana a Prefeitura de Barra do Garças designou mais um médico para atender na UPA, a fim de desafogar o número de pacientes que aguardam por atendimento.

A Secretaria de Saúde orienta a população a sempre procurar atendimento médico em casos de gripe e dengue e explica como identificar os sintomas das duas doenças, que têm acometido um número alto de pessoas na região.

Os sintomas clássicos da gripe são febre súbita, tosse (geralmente seca), dor de cabeça, dores musculares e articulares, mal-estar, dor de garganta e coriza, em geral a doença é transmitida de pessoa para pessoa por vias respiratórias. Já os sintomas da dengue se manifestam em média no terceiro dia após a picada do mosquito e podem perdurar por 8 dias, sendo eles: dores nos músculos, atrás dos olhos, dor forte nas articulações, febre, fadiga, perda de apetite, dor de cabeça, manchas avermelhadas e náuseas.

A população também pode buscar atendimento médico nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos bairros, que estão atendendo de segunda a sexta-feira, das 07h às 17h. Já a Policlínica do Bairro São José e a UBS Santo Antônio III, tem operado com atendimento estendido das 07h até a 00h.

A Prefeitura de Barra do Garças, solicita que a população contribua com o combate a dengue realizando a limpeza de quintais e lotes, descartando recipientes que acumulam água para, limpando as calhas e piscinas. A Vigilância Ambiental e a Vigilância Sanitária também estão intensificando as fiscalizações em imóveis residenciais e comerciais para o combate ao Aedes Aegypti.

Seja o primeiro a comentar sobre "Barra do Garças tem aumento expressivo nos casos de dengue nos últimos 60 dias"

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


*