Dezembro Vermelho: alerta para a prevenção ao HIV e outras doença

O atendimento, o diagnóstico e o tratamento para as infecções sexualmente transmissíveis são gratuitos no SUS 

Por Assessoria/Safira Pinho

A campanha Dezembro Vermelho é marcada pela conscientização e prevenção ao HIV e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). No Brasil, cerca de 1 milhão de pessoas afirmaram ter diagnóstico médico de Infecção Sexualmente Transmissível (IST) ao longo do ano, o que equivale a 0,6% da população adulta, de acordo com dados divulgados pela Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) em 2021. 

Como explica o coordenador do curso de Enfermagem da Faculdade Anhanguera, professor Cauê Pimentel, vírus, bactérias e outros microrganismos são os causadores dessas infecções, que podem evoluir para quadros graves. “Geralmente essas doenças, se manifestam por meio de feridas, corrimentos, coceira, bolhas ou verrugas. As mulheres, em especial, devem ser bastante cuidadosas, uma vez que, em diversos casos de ISTs, não é fácil distinguir os sintomas das patologias das reações orgânicas comuns de seu organismo”, pontua.  

A prevenção é a melhor forma de proteção. Segundo o especialista, o uso de preservativos (masculino ou feminino) em todas as relações sexuais (oral, anal e vaginal) é o método mais eficiente para evitar qualquer tipo de contaminação. O status de saúde também deve ser acompanhado por indivíduos com vida sexual ativa, portanto, a recomendação é a testagem periódica. 

O especialista explica que os testes para detectar o HIV e outras infecções estão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA). O procedimento é muito simples, e o resultado é concluído em cerca de 30 minutos.  

Ao chegar para fazer a sorologia que serve para identificar a presença de vírus ou bactérias, o profissional de saúde, que pode ser médico ou enfermeiro, coleta uma gota de sangue ou fluido oral. O material é submetido ao reagente que fornece o resultado positivo ou negativo. O tratamento dos pacientes é gratuito no Sistema Único de Saúde (SUS), e acontece junto com o acompanhamento regular, o que proporciona melhora na qualidade de vida das pessoas e interrompe a cadeia de transmissão dessas infecções.  

Entre as principais ISTs estão: herpes genital; cancro mole (cancroide); HPV; Doença Inflamatória Pélvica (DIP); donovanose; gonorreia e infecção por clamídia; linfogranuloma venéreo (LGV); sífilis; infecção pelo HTLV; e tricomoníase. 

O Dezembro Vermelho, campanha instituída pela Lei nº 13.504/2017, marca uma grande mobilização nacional na luta contra o vírus HIV, a Aids e outras ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis), chamando a atenção para a prevenção, a assistência e a proteção dos direitos das pessoas infectadas com o HIV. 

Seja o primeiro a comentar sobre "Dezembro Vermelho: alerta para a prevenção ao HIV e outras doença"

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


*