De acordo com o prefeito, o levantamento permite buscar verbas para criar políticas públicas
Nesta última segunda (28), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) emitiu um comunicado para a Prefeitura Municipal de Barra do Garças informando que o levantamento do Censo Demográfico 2022 está abaixo da expectativa no município. A recusa da população em responder às entrevistas tem preocupado autoridades locais.
O IBGE iniciou, em agosto deste ano, a coleta de dados para compor o Censo Demográfico 2022. A pesquisa tem o intuito de levantar dados atualizados sobre a população brasileira, considerando indicadores como raça, cor, etnia e situação socioeconômica. Essas informações servirão de base para a criação de políticas públicas e planejamento orçamentário da União para os próximos anos.
Barra do Garças é, atualmente, um dos principais municípios do estado de Mato Grosso, com uma população de cerca de 61.702 pessoas (IBGE). Cerca de trinta recenseadores estão no município e preveem visitar os 184 setores até dezembro de 2022, desde domicílios na área urbana, rural e aldeias indígenas. No momento, cerca de 85% de seus setores estão recebendo visitas dos entrevistadores.
A Coordenadora Censitária de Subárea de Barra do Garças, Deisy Martins, explica que é essencial que a população receba os recenseadores e responda as perguntas porque esses dados irão contribuir para o desenvolvimento do município. “Os dados coletados durante o censo ajudam a calcular os gastos (da União) direcionados aos Fundos de Participação dos Municípios, dos Estados e da Educação Básica”, disse.
O prefeito, Dr. Adilson Gonçalves, explica que o Censo Demográfico é indispensável para acompanhar o crescimento e desenvolvimento da cidade. “Os dados do IBGE são fundamentais para a gente compreender a situação do município e, assim, criar políticas públicas, buscando verbas para aplicar na saúde, no saneamento básico e em outras áreas”, completou.
Os recenseadores do IBGE passam por treinamento específico e a população pode identificá-los através dos uniformes, colete, boné e crachá de identificação com QR Code que leva a área de identificação do entrevistador no site. Os cidadãos têm a opção de fazer o agendamento da entrevista com o recenseador ou realizar o preenchimento virtual através do site do IBGE.
Seja o primeiro a comentar sobre "Prefeito Dr. Adilson alerta a população sobre a importância de responder censo do IBGE: “é fundamental para políticas de saúde e saneamento básico”"