HONESTIDADE É IGUAL A VIRGINDADE

O pai de uma namorada que tive em minha juventude dizia para ela que o importante não era só ser honesta e sim também parecer honesta. Esse conselho vale não só para as meninas casadoiras, como também para todo aquele que tem como obrigação precípua cuidar do patrimônio de terceiros, seja público ou privado.

O grande desastre na carreira política de um prefeito é ser tachado pela comunidade como ladrão. Esse termo ladrão, muito usado para acusar políticos desonestos, não tem nada a vez com aquele que pula a janela da casa do alheio e sai pela rua correndo com uma tv da cabeça. Ele classifica os políticos que abusaram do cargo, seja de prefeito ou de vereador, em nível municipal, e se locupletaram com os recursos públicos sob sua gestão e guarda.

Então, não adianta ter cumprido o seu mandato ou mandatos com sucesso, ter realizado importantes feitos para a comunidade ou ter cumprido as promessas lançadas durante a campanha, se, ao final do período, for tachado de desonesto e tenha suscitado dúvidas quanto à seriedade que administrou os recursos da prefeitura. Mesmo que as acusações sejam fantasiosas, é imprescindível provar a inverdade das denúncias e não deixar qualquer dúvida quanto a sua seriedade, honestidade e confiança.

Tal postura é importante pois, se analisarmos cada um dos ex-prefeitos de Barra do Garças, nos últimos 50 anos, verificaremos que eles são às vezes mais lembrados pelas acusações ou denúncias de malversação do dinheiro público ou maracutaias engendradas do que pelos fatos que marcaram suas gestões. Quando buscamos histórias do passado, junto àqueles que vivenciaram a época, quase sempre recebemos como informação fatos nebulosos que ficaram por esclarecer daquelas gestões.

É extremamente desagradável constatarmos tal verdade. E essa não é uma fake news, bastando procurar os contadores de histórias e os arquivos da imprensa escrita local e encontraremos farto material comprobatório. Portanto, se não nos preocuparmos em manter nossa imagem límpida e irretocável, facilmente seremos colocados no saco dos políticos corruptos e ladrões.

E tem mais, honestidade é igual virgindade, perdeu, perdeu-se. Para evitar o desgaste de ser tachado injustamente, ou até justamente se tiver vergonha na cara, necessário se faz a vigilância diuturna de nossa imagem, defendendo-nos com unhas e dentes dos nossos detratores, sejam eles falsos ou verdadeiros.

Seja o primeiro a comentar sobre "HONESTIDADE É IGUAL A VIRGINDADE"

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


*