Águas de Confresa quer uso consciente de água na cidade

Empresa reforça a importância do consumo no período de estiagem

Com o calor intenso do verão e o período de seca prolongada, o consumo de água aumenta drasticamente. Por isso, manter bons hábitos quanto ao uso da água no dia a dia reduz o desperdício, além de contribuir para a disponibilidade e manutenção de recursos hídricos. Essa é a orientação da Águas de Confresa, que tem realizado no município campanhas de consumo consciente e conta com o apoio da população para multiplicar a mensagem de educação socioambiental.

Ano passado, o município sofreu com uma forte estiagem que prejudicou o Rio Cacau, principal fonte de abastecimento de Confresa. Para evitar que o sistema de abastecimento fique comprometido neste período de maior demanda, é fundamental que a população se preocupe em consumir água com responsabilidade.

Aliado aos investimentos que a concessionária já realizou, o coordenador da Águas de Confresa, Fernando Lima, ressalta que é sempre muito importante que os moradores tenham bons hábitos de consumo, já que economizar água é um ato de precaução e consciência. Para que não falte água na torneira, as recomendações são para adoção de medidas que podem significar também economia na conta de água. De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), cada indivíduo necessita de 3,3 mil litros de água por mês, cerca de 110 litros de água por dia para atender as necessidades de consumo e higiene. Em Confresa, o consumo por pessoa chega a 195,70 litros de água por dia. Somente no mês de agosto de 2017, cerca de 220,97 litros de água por dia foram consumidos na cidade, enquanto no mesmo período de 2016 foram 204 litros de água.

“Isto é o essencial para que sejam colocadas em prática medidas simples, que ajudarão a reduzir o desperdício. Essa parceria precisa ser ainda mais intensa em períodos críticos, como o da estiagem. Além de colaborar com o meio ambiente, a prática de economia de água e seu consumo consciente, podem resultar em uma conta de água mais baixa no final do mês”, ressalta o coordenador.

Ele ainda observa que a economia de água pode ser alcançada de maneira eficiente se cada um de nós agir individual e coletivamente em casa, no trabalho e na comunidade para garantir que todos tenham acesso à água potável. Cuidados básicos como reduzir o tempo do banho, fechar a torneira quando escovar os dentes, lavar o carro com balde, não usar a mangueira como vassoura, consertar uma torneira pingando, resolver vazamentos internos são algumas das atitudes que contribuem para o uso consciente.

Para mais informações sobre as ações e projetos desenvolvidos pela Águas de Confresa, acesse www.aguasdeconfresa.com.br

Da Assessoria/Com redação

Seja o primeiro a comentar sobre "Águas de Confresa quer uso consciente de água na cidade"

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


*