No dia 18 último, o Poder Executivo da cidade de Barra do Garças achou por bem, diante de uma manifestação popular, suspender os serviços do Estacionamento Rotativo pago por 12 (doze) dias e determinou a realização de duas audiências públicas que ocorreram nos dias 23 e 25 do corrente mês à fim de ouvir a população e que pudesse subsidiar relatório de permanência ou não do serviço implantado, bem como colher sugestões de vários segmentos da sociedade organizada, como, Polícia Militar, Entidades de Classe e Associações de segmentos, como táxis, hotéis e outras.
Realizada a primeira audiência, o Secretário Municipal, Mauro Piauí procedeu a abertura do evento compondo a mesa e definiu as regras do debate público e a população se fez presente e participante no auditório da Prefeitura Municipal em que vários representantes foram ouvidos, e pessoas da população contra e a favor do serviço, servidores públicos e funcionários da empresa, e, ao final deu-se por encerrado o debate no primeiro dia.
Na segunda audiência pública novamente a população compareceu lotando o auditório da Prefeitura Municipal. O secretário Municipal Mauro Piauí novamente abriu os trabalhos, chamando para falar as pessoas inscritas na reunião do dia 23/08 e que não tinham se manifestado, novamente palavras contra e a favor, algumas fundamentadas e outras sem qualquer fundamentação, apenas afirmando ser contrárias, pois não concordavam em pagar para estacionar.
Falaram o Secretário Municipal Fabiano Dall`Agnol, o Diretor Financeiro da empresa concessionária, empresário Glênio José da Silva, e o diretor técnico da empresa. Gabriel Benício, momento em que passou-se a exibir um vídeo institucional sobre a empresa e os serviços que a mesma presta, em especial ao estacionamento rotativo pago, e conforme havia ocorrido nas falas do secretário Fabiano e de Glênio anteriormente, os manifestantes contrários em número bem inferior aos manifestantes favoráveis ao projeto, em uma atitude acéfala a todos os princípios democráticos não permitiram as falas, bem como a explanação técnica da empresa, tumultuando e inviabilizando a audiência, pelo que a mesma foi encerrada antes do debate terminar dentro do prazo pré estabelecido.
Dentro deste panorama conclui-se que a parcela mínima de manifestantes que não chegavam a 60 (sessenta) pessoas no auditório não queriam o debate, a discussão das ideias, a apresentação de propostas, mas apenas e tão somente queriam protestar por protestar, reclamar por reclamar, alguns com bandeiras político partidárias buscando palanque para futuras eleições.
Pudemos observar que a empresa estava disposta a ouvir a população e acatar as sugestões possíveis, estava disposta a se readequar e promover as mudanças necessárias à fim de se tentar chegar em um denominador comum e justo para ambos os lados.
Ainda dentro da nossa ótica de observar com os olhos da neutralidade, foi constatado pela nossa reportagem que as pessoas favoráveis estavam em número bem maior do que as pessoas contrárias nas duas audiências, embora, pela falta de educação dos manifestantes a gritaria fosse ensurdecedora. Por outro lado as pessoas favoráveis deram uma aula de democracia, educação e participação popular, aplaudindo os depoimentos contra e a favor, ouvindo e apresentando sugestões.
Dentro deste contexto a Comissão criada pelo poder executivo através de EDITAL DE CONVOCAÇÃO para as audiências públicas elaborou um relatório, assinado pelas entidades de classe presentes, a saber, Policia Militar do Estado de Mato Grosso, Rotary Clube Aguas Quentes, Sindicato dos Taxistas, Associação dos Hotéis de Barra do Garças, CDL – Câmara de Dirigentes Lojistas de Barra do Garças, Conselho Municipal de Turismo, Secretário de Planejamento e Secretário de Transportes e Serviços Públicos que culminou com o Decreto Municipal nº 3.915/2017 com as seguintes determinações que deverão ser cumpridas pela empresa concessionária:
• Aumento do tempo de rotatividade dos carros de 02 horas para 03 horas;
• Tempo de tolerância fixado em 10 minutos com a emissão de ticket de comprovação de horário;
• Regulamentar espaço de embarque/desembarque de alunos nas escolas;
• Fica extinta a notificação, ficando restrita a cobrança do tempo mínimo de 01 hora;
• Desenvolver campanhas para esclarecimento da população;
• Contratar servidores suficientes para atender a demanda com a rapidez que o serviço necessita;
• Efetivar a fiscalização das Vagas destinadas a Idosos e Deficientes;
Mais uma vez o progresso foi o vencedor. Mais uma vez a força do debate foi maior do que as picuinhas políticas. Mais uma vez quem ganha é a cidade de Barra do Garças que busca se auto afirmar como a cidade polo da região do Araguaia, cidade de vocação turística, de polo comercial, de polo educacional e de portal da Amazônia Mato-grossense que necessariamente precisa se modernizar e se readequar para enfrentar os novos tempos.
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