No último dia 14 de junho foi realizado uma visita ao diretor do Centro de Reeducação de Aragarças, Cristiano Gomes, pelo prefeito José Elias Fernandes, com o secretário de saúde, José Fabio e o coordenador do CAPS I, Eder Barbosa, para apresentar diretrizes de criação de uma equipe de apoio em Saúde para o Sistema Prisional de Aragarças.
O programa será implantado pela Prefeitura de Aragarças, por meio da Secretaria de Saúde, em parceria com o governo do estado e é voltado para o atendimento médico dos reclusos do presídio do município.
Segundo o Secretário Municipal de Saúde, o que será feito é a implementação da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Pessoas Privadas de Liberdade no Sistema Prisional (PNAISP), que tem como objetivo garantir o acesso dessas pessoas privadas de liberdade no Sistema Prisional à saúde com qualidade.
Na oportunidade foi explicado que em um primeiro momento o médico, dentista e auxiliares irão atender as demandas dentro da unidade prisional e as equipes multidisciplinares iram realizar atividades de acordo com a identificação das demandas pelos responsáveis da unidade em Aragarças.
O prefeito classificou a iniciativa como positiva, tendo em vista que o processo de cuidado com o cidadão deve acontecer em qualquer esfera. Por isso, não deve ser diferente com os que estão pagando as contas com a justiça. Assim, os reeducandos estarão com melhor potencial de ressocialização quando estiverem de volta a conviver em sociedade.
Seja o primeiro a comentar sobre "ARAGARÇAS – Apoio a saúde do sistema prisional será implantado"