Dia mundial da luta contra os agrotóxicos contará com evento no auditório da Procuradoria Regional do Trabalho da 23ª Região

Foto: Reprodução

O Fórum Mato-Grossense de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos realizará, na próxima terça-feira, dia 4 de dezembro um encontro em comemoração ao Dia Mundial da Luta Contra os Agrotóxicos.

O evento terá início às 09h, no auditório da Procuradoria Regional do Trabalho da 23ª Região, e contará com a presença do Coordenador do Fórum Nacional de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos, Pedro Serafim; com o Coordenador do Fórum Mato-Grossense, o procurador-chefe do MPT, Marcel Bianchini Trentin; com o Promotor de Justiça Marcelo Caetano, e com o Professor Maelison Silva Neves do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Mato Grosso.

Fórum de Mato Grosso

O Fórum Mato-Grossense de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos é composto de entidades da sociedade civil, instituições governamentais e não-governamentais e teve suas atividades retomadas em dezembro do ano passado. Foi criado para proporcionar, em âmbito estadual, o debate das questões relacionadas aos agrotóxicos e produtos afins, de modo a fomentar ações integradas de proteção à saúde do trabalhador, do consumidor, da população e do ambiente. 

Lembrança trágica

“O dia 3 de dezembro – Dia Mundial de Luta contra os Agrotóxicos – remete ao maior acidente conhecido da indústria química, chamando a atenção para as consequências da intensa exposição ao veneno, que tem os agricultores como vítimas mais evidentes, embora persista a subnotificação.

O dia em que a cidade indiana de Bhopal foi devastada por uma nuvem de gás tóxico originada na fábrica que produzia o agrotóxico Sevin, em 1984, marcou o fim do sonho de prosperidade da região. Além dos 200 mil intoxicados e dos mais de 25 mil casos de cegueira, foram entre 4 e 10 mil mortes instantâneas. A tragédia seguiu perseguindo os sobreviventes com doenças crônicas e seus filhos com malformações congênitas.”*

* Trecho tirado do artigo de autoria do procurador do Leomar Daroncho e Luísa Carvalho Rodrigues.

Foto: Reprodução

Projeto Educação para Transformação integra ações no Dia de Luta contra os Agrotóxicos

Segunda-feira (3) tem ato público no Centro de Florianópolis e na terça-feira (4) Univali realiza Seminário, em Itajaí

Santa Catarina – No dia de 3 de dezembro (segunda-feira), Dia Internacional de Luta contra os Agrotóxicos, o projeto de extensão “Educação para Transformação: Meio Ambiente, Saúde e Gênero” da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) participa do ato público em frente à Catedral Metropolitana de Florianópolis (SC), com atividades das 10h às 17h. Já no dia 4 (terça-feira), às 19h, a Universidade realiza um seminário, no Campus Itajaí, sobre os impactos dos agrotóxicos sobre o meio ambiente e a saúde humana.

O evento na capital catarinense começa às 10h com uma roda de conversa para discutir o consumo agroecológico. No local também haverá uma feira agroecológica, troca de sementes e palestras. Às 16h, na Câmara de Vereadores, ocorre uma palestra com o Dr. Pablo Moritz, médico do Centro de Informações Toxicológicas de Santa Catarina (CIATox/SC), seguido de uma solenidade de entrega de homenagens e do Dossiê Abrasco – um amplo estudo científico que trata dos impactos dos agrotóxicos na saúde, aos representantes do Legislativo. Às 17h, em frente à Catedral, terá uma aula ao ar livre com a presença de Rogério Dias, representante da Associação Brasileira de Agroecologia (ABA-Agroecologia), que fará uma exposição sobre os retrocessos contidos no PL 6.299/2002, conhecido como “PL do Veneno”, pronto para ser votado na Câmara dos Deputados.

A Univali integra o Fórum Catarinense de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos e Transgênicos (FCCIAT), organizador do ato público, e será representada no evento pela professora Márcia Gilmara Marian Vieira, coordenadora do projeto de extensão.

Na terça-feira (4), o “Seminário: Impactos de Agrotóxicos sobre o meio ambiente e a saúde humana” reunirá comunidade acadêmica e externa, no auditório do Mestrado em Ciências Jurídicas da Univali, localizada na sala 427 do bloco D1, em Itajaí. O médico pneumologista Pablo Moritz, da CIATox/SC, será o palestrante convidado da noite. Depois da fala dele, ocorrerá uma mesa-redonda mediada também pelos professores Márcia Gilmara Vieira e Oscar Benigno Iza, ambos do projeto Educação para Transformação, e pelo professor Ricardo Stanziola Vieira, coordenador do projeto Laboratório de Sustentabilidade e Cidadania. As inscrições para o seminário estão disponíveis em www.univali.br/eventos, na área Meio Ambiente.

“Educação para Transformação”

As iniciativas do “Educação para Transformação” estimulam a produção de cultivos orgânicos com atividades que englobam o cultivo sem o uso de agrotóxicos por meio de metodologias e práticas de agroecologia e da agrofloresta, para aplicação de uma agricultura sustentável. As oficinas desenvolvidas pelo projeto também promovem a autonomia e o empoderamento das mulheres agricultoras e participantes por meio do conhecimento e aprendizado compartilhados.

Mais informações: (47) 3341-7712 | (48) 99619-0214, com a professora Márcia Gilmara Marian Vieira, coordenadora do projeto Educação para Transformação.

Natália Uriarte Vieira
SC 03085 JP
Gerência de Marketing e Comunicação
Vice-Reitoria de Graduação e Desenvolvimento Institucional
Universidade do Vale do Itajaí – Univali
(47) 3341-7648 – www.univali.br

Seja o primeiro a comentar sobre "Dia mundial da luta contra os agrotóxicos contará com evento no auditório da Procuradoria Regional do Trabalho da 23ª Região"

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


*