Em reunião com Bolsonaro, governador de MT defende cultivo agrícola em terras indígenas

Mauro Mendes e os governadores dos outros estados da Amazônia participaram da reunião — Foto: Reprodução/EBC

Por G1 MT

O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (DEM), defendeu durante reunião com o presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL), nesta terça-feira (27), em Brasília, a ampliação da produção agrícola, com fins comerciais, nos territórios indígenas. O discurso de Mendes estava em sintonia com o de Bolsonaro, que criticou a demarcação de áreas indígenas, quilombolas e de preservação ambiental.

Segundo ele, entre 2 e 5% das áreas indígenas podem ser destinados para a geração de renda. Ele citou como exemplo os índios da etnia Paresi, de Campo Novo do Parecis, a 397 km de Cuiabá, que produzem soja em 10 mil hectares.

“Eles estão construindo as suas condições de existência e, com isso, também criando condições de preservação cultural e das próprias terras que estão sob o seu domínio. Nós somos totalmente favoráveis que isso aconteça”, declarou.

Ele disse que várias etnias já manifestaram interesse em plantar grãos e que em outubro será realizado um seminário sobre o plantio mecanizado em terras indígenas.

Ajuda bem-vinda

Além disso, Mauro Mendes, assim como os outros governadores que participaram da reunião, defendeu que o governo brasileiro aceite ajuda financeira de outros países para combater os incêndios na Amazônia e impedir o desmatamento ilegal.

Seja o primeiro a comentar sobre "Em reunião com Bolsonaro, governador de MT defende cultivo agrícola em terras indígenas"

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


*