O Aeroporto de Barra do Garças vai receber um investimento de R$ 37,9 milhões de reais para obras de ampliação e revitalização a partir de 2020. A assinatura do termo de compromisso com a Secretaria de Aviação Civil (SAC) será ainda este ano, com data a ser marcada, devido à agenda das autoridades que participarão. O termo de compromisso não requer contrapartida financeira do município.
Segundo a Secretária de Turismo, Mônica Porto, os recursos serão destinados para a reforma da pista, nova taxyway, novas vias de acesso, novo terminal de passageiros equipado, novo estacionamento, iluminação, novos equipamentos de navegação aérea, novas casas de força, e melhorias adicionais para o pouso de aeronaves de grande porte (jatos).
A Secretária explica que os recursos pleiteados eram de R$ 52 milhões para o projeto de modernização aeroportuária, contudo, os valores foram readequados para o valor para quase R$ 40 milhões, pois de 2016 para cá muitas foram as intervenções que estavam programadas mas já foram realizadas em função das exigências da ANAC.
“Cumprimos todas as exigências da ANAC e com isso ocorreu a retomada das linhas aéreas de Barra do Garças a Cuiabá e Goiânia, com aeronave ATR. Precisamos de melhorias para atendermos aeronaves de grande porte, visto que são as mais utilizadas pelas companhias aéreas, não podemos ficar restritos, o que dificulta nosso crescimento”, explicou.
O Aeroporto de Barra do Garças é um dos mais importante de Mato Grosso pela sua localização estratégica entre 3 capitais e a cidade ainda conta com uma Base de Controle de Voos da Aeronáutica, além de atender toda uma região.
Parabéns, Barra do Garças e cidades do entorno merecem!!!
A modernização é uma boa notícia, mas nossas autoridades precisam ficar atentas a curta extensão e largura da atual pista de pouso. Com essas dimensões, 1.598 x 30m, praticamente fica impossível o aeroporto receber a nova geração de jatos regionais de 136 lugares encomendados pela principal empresa regional do setor. O pedido inicial foi para 50 aeronaves, passou esse ano para 75 aeronaves encomendadas (as primeiras já chegaram), podendo chegar a 100 aeronaves para atender as cidades progressistas e com a infraestrutura aeroportuária adequada. E o potencial da região é enorme e latente!
Atualmente, um aeroporto Regional BÁSICO tem pista de pouso de 1.850m de comprimento por 45m de largura (1.850 x 45m) com resistência do piso para 65 toneladas ou superior, balizamento noturno e luzes Papi de LED via energia solar que são mais baratas de instalar e manter comparadas as do antigo equipamento de alta voltagem. Uma lâmpada de Led via energia solar dura 5 anos, a do equipamento antigo de alta voltagem 6 meses. E ter também voo por instrumento GPS. Os equipamentos hoje instalados para o voo por instrumento, VOR e DME, não são tão precisos quanto ao GPS. Além do mais, o GPS é livre, grátis e sem nenhum ônus de manutenção e reparo como o balizamento noturno e luzes Papi via energia solar, sem conta de energia elétrica e mais duráveis.
Saudações e bons voos,
Aeroporto Regional = 1.850 x 45m + 65t + Led solar + GPS