HORA DE MOSTRAR A QUE VIERAM

Com a escolha dos candidatos e sua oficialização pelas convenções municipais, inicia-se a campanha eleitoral para 2020, abrangendo prefeitos e vereadores de todos os municípios brasileiros.

Cada candidato, agora, vai apresentar suas proposições, vai tentar arrebanhar eleitores para sua legenda e partir para o corpo-a-corpo de bairro em bairro e de casa em casa. A proibição de comícios e showmícios e a limitação do material impresso dão uma face diferente às eleições.

O que cada candidato vai fazer e o que vão dizer não é o mais importante, pois promessas de campanha se esvaem ao vento no dia seguinte ao pleito. O grande diferencial deste ano é a possibilidade da comunidade participar do processo, definindo suas prioridades e necessidades.

É a hora das ongs mostrarem a que vieram e, além de arrecadar recursos principalmente para o bolso de seus organizadores, liderar o processo de propor a agenda de realizações futuras do prefeito e dos vereadores. É a comunidade, nos seus redutos, que sabe o que se faz necessário e onde o calo dói.

E não adianta, apenas, apresentar uma relação de títulos das reivindicações, pois dar palpite é fácil e pode ser feito por qualquer despreparado da vida. Para conseguir o resultado pleiteado é necessário que a comunidade se reúna em pequenos comitês locais, busquem apresentar as propostas de modo mais completo possível, idealmente mostrando com detalhes o que desejam, quando desejam e porque desejam e, se possível, citando a fonte dos recursos para obtê-las.

Não cabe unicamente à comunidade reclamar dos mal feitos do prefeito e da inoperância dos vereadores, eleitos por eles mesmos. É importante e imprescindível participar, antes das eleições, na proposição das reivindicações, e após o pleito na fiscalização e cobrança das propostas apresentadas.

Barra do Garças não é um município de grandes rendas públicas e é muito pouco assistida pelos governos estadual e federal. Por isso, não tem capacidade para formar uma equipe de governo de alto nível, por indisponibilidade de mão de obra e recursos orçamentais, assim como, pelos motivos que estamos cansados de saber, não dispõe de um plantel muito confiável de candidatos a vereador, pois é difícil convencer homens e mulheres capazes e de bem a participar da política e suas sequelas.

Mudanças significativas são possíveis se conseguirmos envolver toda a comunidade na escolha de seus representantes e na composição da agenda de realizações, auxiliando e pressionando os candidatos eleitos a buscar os resultados almejados.

Seja o primeiro a comentar sobre "HORA DE MOSTRAR A QUE VIERAM"

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


*