INFRAESTRUTURA – Ministro garante manutenção da BR-158

A situação da BR-158 foi pauta de reunião nesta semana entre o senador Carlos Fávaro e o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas. Durante a reunião, o senador falou sobre grandes obras que estão em andamento para melhorar a logística de Mato Grosso. Duas delas vão beneficiar diretamente a região do Araguaia: a conclusão da pavimentação da BR-158 e a construção do primeiro trecho da Ferrovia de Integração do Centro-Oeste (Fico).

“O pessoal do Araguaia está precisando muito de melhorias na trafegabilidade da BR-158, no trecho que passa por dentro da reserva”, explicou o senador, se referindo ao trecho existente da rodovia que passa pela Terra Indígena Marãiwatsédé e que não será pavimentado, pois a pavimentação vai seguir um trajeto diferente, contornando a reserva.

“Vamos dar essa atenção, a pedido do senador Carlos Fávaro. A gente sabe da importância da BR-158, que hoje tem tanto movimento quanto a BR-163”, afirmou o ministro. A manutenção do trecho que corta a reserva será executada paralelamente aos trâmites para a pavimentação do contorno.

“Já contratamos o primeiro lote da obra para o contorno e vamos fazer o Plano Básico Ambiental (PBA) Indígena para poder iniciar a pavimentação o mais rápido possível. E, enquanto isso, vamos fazer a manutenção do trecho que passa por dentro da reserva”, garantiu o ministro.

Além disso, o ministro também destacou a reconstrução da rodovia no trecho paraense, incluindo a substituição de seis pontes precárias por pontes de concreto – três delas já estão em construção e deverão ser entregues até o fim do ano. O senador destaca que essas melhorias no Pará atendem à necessidade dos mato-grossenses.

Sobre a Fico, o ministro afirmou que estará em Mato Grosso em novembro para formalizar a liberação da obra. O primeiro trecho sai do município de Mara Rosa, em Goiás, e chega a Água Boa.

Por Assessoria de Comunicação

Seja o primeiro a comentar sobre "INFRAESTRUTURA – Ministro garante manutenção da BR-158"

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


*