Semana Mundial do Meio Ambiente

Na Semana Mundial do Meio Ambiente (01 a 05 de junho), Aragarças desenvolve ações de reflorestamento, recuperação de nascentes e educação ambiental

ASCOM-ARAGARÇAS-GO

Aragarças tem uma localização geográfica privilegiada no quesito meio ambiente, uma vez que integra o segundo maior bioma do País, o Cerrado e é banhada pelo majestoso Rio Araguaia.

Mas os desafios de preservação e conservação ambiental são enormes e contínuos. E, primando pelo elo crescente entre a proteção ambiental e o desenvolvimento sustentável, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, sob a gestão da Secretária Maria de Fátima Carvalho, desenvolve desde o início de 2021 uma fiscalização ambiental séria e constante a fim de orientar, notificar e autuar o agressor dos recursos naturais, caso seja necessário.

No início do ano em curso, em ação conjunta com a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras, a fiscalização ambiental ligada a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, retirou da cidade de Aragarças inúmeros pneus inservíveis que precisavam de destino adequado para deixar de poluir e causar danos a saúde da população (proliferação de mosquitos diversos, inclusive o Aedes aegypti, causador da Dengue, Chikungunya e Zika vírus) e encaminhou para os ECOPONTOS em Barra do Garças-MT, instituídos por Lei Municipal para dar destinação adequada aos resíduos sólidos inservíveis mediante parceria firmada entre as três cidades da Região do Araguaia.

Em ação contínua e integrada, o Engenheiro Agrônomo e Conselheiro Municipal de Meio Ambiente Sr. Juliano Cavalcante, responsável técnico pela EMATER-UL de Aragarças e o Engenheiro Florestal da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Sr. Rose-Leno fazem visitas técnicas e estudos de manejo para o reflorestamento de nascentes urbanas e rurais e a promoção do desenvolvimento sustentável da APA-CAIAPÓ, instituída por Lei Municipal n.º 1.903 de 15 de abril de 2020 e que regulamenta a Área de Proteção Ambiental (APA) do município de Aragarças, às margens do Rio Caiapó.

As praças e canteiros ao longo da cidade estão em contínuo processo de revitalização e cuidados promovidos pela ação integrada da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras e Secretaria Municipal de Meio Ambiente, bem como as ações de drenagem e limpeza urbana, objetivando sempre o bem-estar da população aragarcense e melhoria da infraestrutura urbana e a proteção ambiental.

Na semana alusiva ao Dia Mundial da Água, em março de 2021, com a presença do prefeito municipal Delegado Ricardo Galvão e da primeira-dama Raqueline Galvão realizou-se também por intermédio da ação conjunta das secretarias de Meio Ambiente, Agricultura e Infraestrutura o plantio das primeiras mudas de espécies nativas do Cerrado na linha verde da avenida beira-rio (anexa à praia Quarto Crescente) na encosta do Rio Araguaia. No dia 29/03 foram plantadas 160 (cento e sessenta) mudas de ipê, ingá e sangra d’ água. Posteriormente, serão plantadas mais 300 (trezentas mudas), conforme destaca o Secretário de Agricultura, Prof. Wilson Ferreira.

Com relação a Educação Ambiental, o município de Aragarças, desenvolve por meio da ação integrada entre a Secretaria Municipal de Educação (SMECD) e as demais secretarias do município, especialmente a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e a EMATER-UL de Aragarças, o projeto educativo de Educação Ambiental, o Educar para preservar. Recentemente, em ações do projeto junto a Rede Municipal de Ensino e a comunidade do entorno das escolas municipais nos diferentes bairros da cidade, iniciou-se a coleta de óleo usado para melhor destinação desse dejeto do óleo de cozinha que é tão prejudicial ao solo, ás nascentes e ao meio ambiente como um todo. Com o óleo recolhido, é produzido o sabão de álcool no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) que é distribuído para a limpeza pesada de prédios públicos municipais.

Na segunda-feira (31/05) as escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino entregaram atividades remotas aos pais ou responsáveis e que serão realizadas pelos aproximados 2.000 estudantes nos próximos 15 (quinze) dias com o tema integrador do projeto educativo para o mês de junho ‘Meio Ambiente’. Dentro desta temática e respeitando a orientação da Organização das Nações Unidas (ONU) para 2021, que é abordar o tema restauração dos ecossistemas; cada escola, equipe gestora e professores tem a liberdade de escolher o assunto que deseja abordar com suas turmas para que a rede municipal inteira possa nas próximas semanas refletir e estudar sobre o tema no sentindo literal do projeto educativo EDUCAR PARA PRESERVAR.

No CMEI Adalgisa Lima da Silva, duas professoras da Educação Infantil entregaram mudas de ipês e oiti para que as crianças possam, nos próximos dias, fazer o plantio e acompanhar o seu desenvolvimento em casa, inclusive com um planejamento educativo que ensina como realizar o plantio adequado, construir o regador ecológico com a reutilização de resíduos sólidos domésticos e regar diariamente a sua muda. No CMEF Sebastião Granja, foi lançado pelos professores seis desafios para que os estudantes, intitulados defensores da natureza possam ao longo do mês de junho realizar cada desafio e aprender para preservar. No CMEB Laurita Martins de Souza as ações estão voltadas para reciclagem de papel e coleta de resíduos sólidos plásticos para reutilização de materiais. No CMEF Dom Bosco, professores intensificaram a coleta de óleo usado com atividades remotas que promovem o educar para preservar e esclarecem aos estudantes a importância dessa ação ambiental integrada. No CMEF Prof. José Nogueira de Moraes os professores estão imbuídos na coleta de óleo usado e no estudo da cartilha entregue aos estudantes e intitulada ‘Resíduos Sólidos Urbanos’, pontuado pelo assessor educacional Prof. Marcelo Nunes.

A Secretária Municipal de Meio Ambiente, Maria de Fátima Carvalho, participou hoje (01/06) de uma ação educativa e ambiental de plantio de ipês em escolas da Rede Municipal de Ensino, acompanhada pelo agrônomo da EMATER GO-UL de Aragarças, Eng. Juliano Cavalcante, em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente (05/06). A Secretaria Municipal de Educação em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente também entregarão nas próximas semanas aos estudantes da rede municipal de ensino um folder explicativo com o tema Meio Ambiente.

O Cerrado é o berço das águas, e promover ações de preservação ambiental por meio de programas de reflorestamento, projetos de educação ambiental como o Educar para Preservar desenvolvido pela Secretaria de Educação em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e estabelecer a promoção da diversidade biológica ao longo do nosso majestoso Rio Araguaia é nosso dever enquanto agente público e muito nos honra incentivar tão importantes AÇÕES AMBIENTAIS no nosso município de Aragarças, destaca o prefeito Ricardo Galvão que na sexta-feira (04/06) participará do lançamento virtual 2021, do Virada Ambiental, o maior projeto de reflorestamento em Goiás, partindo da iniciativa do Ministério Público Estadual, com o apoio da Universidade Federal de Goiás (UFG), da Assembleia Legislativa (ALEGO) e da Associação Goiana dos Municípios (AGM).

Seja o primeiro a comentar sobre "Semana Mundial do Meio Ambiente"

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


*