Josefina das Plantas Medicinais
Bióloga – Enfermeira
Sou Bióloga com mestrado em plantas medicinais. Sou também Enfermeira com Pós-graduação em Saúde Pública e Auditoria em Saúde. Realizo trabalhos voluntários como palestras educativas e implantando hortas medicinais em escolas, postos de saúde e associações.
Desde a antiguidade, o homem faz uso de plantas medicinais como recurso para melhorar suas condições de alimentação e como auxílio para curar diversas doenças, e baseou-se, sobretudo, no conhecimento intuitivo e experimental para diferenciar as plantas benéficas das tóxicas. Há cerca de 5.000 anos atrás, na Medicina Ayurvédica (Índia) o Gengibre (ZingiberofficinaleRoscoe) foi muito utilizado para náuseas. Na China o Romã (Punica granatumL.) para inflamações de garganta e no Egito a Babosa (Aloe spp.) para cuidados da pele e cicatrização de ferimentos dos guerreiros.
Atualmente, em diversas partes do mundo, como Alemanha, França, Espanha e aqui no Brasil, as plantas medicinais são pesquisadas e vendidas in natura ou como fitoterápicos, para que tenha maior qualidade, segurança e eficácia na atuação desta terapia milenar contra diversas doenças.
A ideia de que planta medicinal “é natural e não faz mal”, é errada! se usada de forma errada ou na dosagem errada ela pode causar ou agravar alguns problemas de saúde.
Veja os 10 Conselhos Úteis antes de usar uma planta medicinal ou fitoterápico:
1º – Saber o diagnóstico (realizado por profissional de saúde) correto da doença antes de escolher a planta medicinal que vai usar;
2º – Saber identificar corretamente (nome científico) a planta medicinal;
3º – Saber onde e quando coletar a planta medicinal;
4º – Saber qual parte da planta a ser utilizada: folha, flor, casca, fruto, semente ou raiz;
5º – Saber como preparar a planta corretamente (infusão, decocção, maceração, inalação, alcoolatura, etc.);
6º – Saber a dosagem e como usar (interno ou externo);
7º – Evitar usar a mesma planta por longo período (+ de 6 meses);
8º – Depois de pronto o chá deve ser tomado no máximo em 24 horas (1 dia);
9º – Evitar misturar mais de 3 espécies de plantas no mesmo chá;
10º – Qualquer sinal de mal estar, coceira ou intoxicação, parar de usar imediatamente.
LEMBRE-SE: se você tem Pressão alta, Diabetes, Problemas Cardíacos ou Renais, ou faz uso de medicamentos diariamente, deve ter o acompanhamento de um Profissional de Saúde para utilizar também Planta Medicinal!
Estarei aqui com vocês passando um pouco de meus conhecimentos de Saúde e Cuidados ao usar as Plantas Medicinais (chás) e Fitoterápicos. Aceito sugestões de temas.
Uma semana massa para todos!
Josefina Dorotéa Nunes – Ms Ciências Agrárias-Bióloga-Enfermeira
Instagram: @josefinaplantasmedicinais
Youtube: Josefina512
Fones: 66 99988- 1164 / 66 99954-6044 (whatsapp)
Seja o primeiro a comentar sobre "Plante Saúde"