TRE-MT encerra ciclo de reuniões preparatórias em Barra do Garças

Encontros foram realizados nos polos e contemplaram todas as regiões do estado

O município de Barra do Garças sediou a terceira e última reunião preparatória das Eleições 2022. O encontro, que contou com a participação de juízes eleitorais e chefes de cartórios da região, além de membros do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) e representante do Ministério Público Eleitoral, foi realizada no último dia 15 de julho.

O objetivo foi alinhar as diretrizes de organização e atuação durante o pleito deste ano. Segundo o presidente do TRE-MT, desembargador Carlos Alberto Alves da Rocha, o balanço das reuniões preparatórias é positivo. “As reuniões ocorreram da melhor maneira possível e com a participação efetiva de todas as regiões do estado. Levamos ao conhecimento deles a atualização de toda a legislação editada tanto pelo Congresso Nacional quanto pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral), falamos sobre as diretrizes das eleições, a segurança das urnas eletrônicas e do processo eleitoral, o combate às Fake News, entre outros assuntos relevantes”.

O juiz eleitoral da 9ª Zona Eleitoral de Barra do Garças, Carlos Augusto Ferrari, destacou a importância da reunião preparatória. “Momentos como este são fundamentais para que a gente fale a mesma língua e tenha a unidade nas decisões e nas observações feitas para o pleito eleitoral que se aproxima. É uma oportunidade ímpar, principalmente por se tratar de um estado tão grande, que a gente possa ficar frente a frente com a administração, com os membros do TRE-MT, servidores e com outros juízes eleitorais”.

A realização da reunião no interior do estado foi destacada pelo juiz eleitoral da 28ª Zona Eleitoral de Porto Alegre do Norte, Daniel Campos, em virtude da dinâmica das legislações. “O tema de Fake News e desinformação é bastante atual, e teve uma modificação recente na legislação, em 2021, que tornou crime a disseminação de Fake News, ou seja, qualquer pessoa que divulgar informações falsas estão incorrendo em crime. Este assunto está muito em voga e tende a intensificar, pois a eleição está muito polarizada. Na nossa Zona Eleitoral, já estamos atuando no sentido de orientar os candidatos e agir, caso necessário”.

O cumprimento das metas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e produtividade foi o assunto destacado pelo juiz eleitoral da 47ª Zona Eleitoral de Poxoréu, Darwin de Souza Pontes. “É um tema muito importante, porque as metas são o cartão de visita do Poder Judiciário perante a sociedade. As metas foram apresentadas de maneira bastante clara, tanto os pontos fortes em que estamos bem, e aqueles que precisamos melhorar. No caso específico da minha Zona Eleitoral, vamos dar uma atenção maior a isso”.

Para a juíza eleitoral da 15ª Zona Eleitoral de São Félix do Araguaia, Bruna de Oliveira, a reunião representa a atuação eficaz do TRE-MT na organização das eleições 2022, em especial com relação à atenção às regiões mais distantes. “Minha Comarca é um exemplo, pois fica longe da capital, na divisa com o estado do Tocantins. E achei essencial o tema de segurança do processo eleitoral e da urna eletrônica, que foi muito bem abordado pelo servidor do Tribunal, para que nós tenhamos conhecimento suficiente e consigamos esclarecer os eleitores e dar todo o apoio necessário, a fim de que não restem dúvidas a respeito da segurança”.

O juiz da 34ª Zona Eleitoral, Leonísio Salles de Abreu Júnior. “O poder de polícia é exercido pelos juízes eleitorais e os juízes colaboradores, que serão a ponta da lança nas eleições. Eventualmente, se acontecer algum abuso, é importante que o juiz eleitoral já atue no local para coibir aquele ato. Então, considero que as informações repassadas na reunião foram fundamentais, até para nos dar mais segurança na atuação durante o pleito”.

Sobre a reunião

A programação contou com as palestras do juiz auxiliar da Propaganda, Sebastião Arruda, sobre propaganda eleitoral, Fake News e combate à desinformação; do juiz auxiliar da presidência, Bruno Marques D’Oliveira, sobre aspectos a respeito do exercício do poder de polícia das eleições e o planejamento integrado de segurança elaborado pelo Gabinete de Gestão Integrada (GGI); do juiz coordenador do Comitê de Gestão Judiciária (CEJUD), Luiz Octávio de Oliveira Saboia Ribeiro, sobre as metas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e produtividade; do diretor geral do TRE-MT, Mauro Sérgio Rodrigues Diogo, a respeito da logística geral das eleições; do coordenador de Infraestrutura Computacional do TRE-MT, Carlos Cândido, sobre a logística da área informatizada; e do coordenador em substituição da Assessoria de Comunicação do TRE-MT, Daniel Dino, que ministrou um media training.

Participaram da última reunião juízes eleitorais e chefes de cartório das cidades de Barra do Garças, Água Boa, Nova Xavantina, Canarana, São Félix do Araguaia, vila Rica, Porto Alegre do Norte, Querência, Alto Araguaia, Poxoréu e Chapada dos Guimarães. O encontro também foi realizado nos municípios de Cuiabá e de Sinop, contemplando municípios que compõem os respectivos polos regionais. 

Jornalista: Nara Assis

Seja o primeiro a comentar sobre "TRE-MT encerra ciclo de reuniões preparatórias em Barra do Garças"

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


*