Ligações de fixo para móvel ficam mais baratas a partir de sábado

Consumidor deve ficar atento e conferir contas de telefone - Foto por: Hannah Marques/Assessoria

O Procon Estadual alerta os consumidores que, a partir do próximo sábado (25.02), as tarifas de ligações de telefones fixos para móveis ficarão mais baratas. A medida, que é válida para chamadas locais e interurbanas, atende cronograma de redução aprovado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) em 2014.

Conforme a agência reguladora, os valores das chamadas locais terão redução entre 16,49% e 19,25% e as chamadas interurbanas diminuirão entre 7,05% a 12,01%. O índice varia de uma operadora para outra. O motivo da queda é a redução da tarifa de interconexão (valor que uma empresa cobra da outra pelo uso da rede).

De acordo com a superintendente do Procon-MT, Gisela Simona Viana, desde 2016 a tarifa de interconexão passou a ser calculada pelo ‘modelo de custo’, que permite à agência reguladora verificar com mais precisão os valores gastos na prestação do serviço ao consumidor (equipamentos / estrutura administrativa).

“O consumidor deve acompanhar atentamente a sua conta para verificar se houve a redução. As empresas de telecomunicações também deverão investir na ampliação de redes de dados, qualidade de serviços e atendimento aos consumidores”, salienta Gisela Simona.

O cronograma de redução da tarifa de interconexão aprovado pela agência reguladora se estenderá até 2019. Confira outras informações sobre as tarifas no site da Anatel.

Serviço

O Procon-MT atende na sede estadual, na Avenida Historiador Rubens de Mendonça (do CPA), nº 917, Edifício Eldorado Executive Center – Bairro Araés, de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h, para registro de reclamações, audiências, consulta de processos e protocolo de documentos.

No posto do Ganha Tempo da Praça Ipiranga o atendimento ao público é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h e aos sábados das 7h30 às 12h30. No Várzea Grande Shopping, das 10h às 19h. No posto da Assembleia Legislativa (AL), o atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h.

Outras informações podem ser obtidas pelos telefones 151 ou (65) 3613-8500.

Assessoria | Procon/Sejudh-MT

Seja o primeiro a comentar sobre "Ligações de fixo para móvel ficam mais baratas a partir de sábado"

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


*