Município do Araguaia luta para não ficar isolado com as chuvas

Fotos: Reprodução

As fortes chuvas que caíram na região nos últimos 15 dias deixaram alguns municípios quase isolados totalmente por acesso em vias terrestres, principalmente o município de Santa Terezinha aonde as estradas são quase todas de chão. O município tem quatro estradas de acesso, a MT 432 que liga à BR 158 passando pela comunidade da PA Porto Velho e a Fazenda Luta, a MT 431 que liga Santa Terezinha à Vila Rica passando pela Fazenda Rema, a 413 que liga à BR 158 pelo Portal da Amazônia(esta já tem 70 km asfaltada e falta fazer as pontes) e a 413 que liga Santa  Terezinha a Vila Rica passando pela São José. Em um período curto de dias uma ou duas dessas estradas ficavam cortado o tráfego em virtude do aumento das águas sobre algumas pontes, más não deixou o município totalmente isolado porque uma das estradas sempre permitiu o acesso. Algumas estradas vicinais do interior do município ficaram totalmente isoladas.
A Prefeitura Municipal organizou uma força tarefa com maquinários, barcos e pessoal para dar suporte aos veículos e motos nas estradas, em parceria com o estado, não deixando a população na mão em momento algum. Realizou reparos em pontes danificadas pela água, tampou buracos que estavam impossibilitando a passagem de veículos, dentre outras ações. Acionou a Defesa Civil também para dar socorro ao município, pois ainda estamos no meio do período das chuvas e a situação pode se agravar se continuar com chuvas intensas e a prefeitura sozinha pode não dar conta de realizar todo o trabalho para não deixar o município no isolamento em virtude da situação financeira que a mesma s encontra.

Certo que essa situação não acontece todos os anos, mas o município já ficou em situações piores em períodos de chuvas intensas em anos anteriores e já deveria ter identificado os pontos mais críticos e resolvido esse problema, pois há décadas vem sofrendo com esse mesmo problema por falta de uma ação mais eficiente que poderia já ter resolvido a situação. Mesmo porque a chuva é imprevisível e não se pode controlar a natureza, mas as ações de trabalho são controladas pelos homens e estes tem que ter vontade e compromisso para estar sempre buscando uma melhoria para a qualidade de vida das pessoas, e isso inclui o direito de ir e vir, principalmente e essencialmente os gestores públicos que são eleitos para nada menos cuidar da sociedade atendendo suas necessidades e zelando pelos seus direitos constituídos.

O Repórter do Araguaia / Vip Araguaia

Seja o primeiro a comentar sobre "Município do Araguaia luta para não ficar isolado com as chuvas"

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


*