Eleita nova diretoria do Conselho Consultivo do Parque Estadual da Serra Azul

Representantes do Conselho Consultivo do Parque. Foto: Fernando Lino

 Integrantes do Conselho Consultivo do Parque Estadual da Serra Azul elegeram, no início desse mês, a nova diretoria deste conselho. A reunião para eleição foi coordenada pela gerente do Parque Estadual Serra Azul e presidente do Conselho Consultivo, Cristiane Schnepfleitner. A eleição aconteceu na Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secitec), Barra do Garças, no dia 09 de março.

 Um mútuo acordo, entre os conselheiros, definiu para a função de vice-presidente, a professora da Universidade Federal do Mato Grosso, do Instituto de Ciências Biológicas, Maryland Sanchez Lacerda, como 1ª Secretária a ambientalista Thaís Cristina Carrion, da Associação dos Amigos dos Animais e como 2ª secretária, Mirian Francisca Martins, do Escritório Regional de Saúde Barra do Garças. O cargo de presidente do Conselho do Parque continua com a gerente Cristiane Schnepfleitner. Essa função não passa por eleição por se tratar de um cargo designado à Gerência da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, considerada como Conselho Pleno.

 A eleição acontece anualmente. Após a conclusão dos trabalhos ficou marcada a próxima reunião para o dia 08 de junho deste ano.

 “Um pilar na gestão do Parque”

 O Conselho Consultivo da Serra Azul é formado atualmente por 15 membros, representantes de catorze entidades e a Secretaria de Estado de Meio Ambiente. A metade das entidades são pública e a outra metade integrantes da sociedade civil. A reativação do Conselho, que há anos não estava atuante, aconteceu em 2014, após interdição do Parque por determinação da Promotora Pública Estadual, Hellen Uliam Kuriki logo após um incêndio que destruiu 80% do parque. “Por isso a urgência de reativação do Conselho Consultivo e de uma brigada de incêndio”, explica a gerente do Parque, Cristiane Schnepfleitner. Até 2004 o conselho era formado por apenas 5 membros.

 A gerente ressalta que o Conselho é muito importante, porque é a voz da comunidade. “É a voz de todos os que estão envolvidos de alguma forma no Parque”. Ela esclarece que é através do conselho que questões de relevância pública são discutidas para tomada de decisões. “Embora, o conselho não tenha poder de voto, ele auxilia na melhor forma gestão do Parque. Enfim, o conselho é um pilar na gestão do Parque”

 

A Gerente do parque Cristiane Schnepfleitner realizando a eleição. Foto: Fernando Lino

 Quem estava?

 As entidades integrantes do Conselho estavam presentes na reunião, através de seus representantes. Do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (IBAMA), Barra do Garças, Sandro Benevides do Carmo, das Faculdades Unidas do Vale do Araguaia (UNIVAR), Anderson Assis de Faria, da Universidade Federal do Mato Grosso, os professores Maryland Sanchez Lacerda e Fernando Pedroni, da Câmara Municipal, Cleber Fabiano Ferreira e Alessandro do Nascimento, da Associação dos Amigos dos Animais, Thaís Cristina Carrion, Gilvan Antonio da Silva e Francisco Cândido da Silva “Garrincha”, do Clube de Voo livre da Cia. do Céu, Gean Faria, do Corpo de Bombeiros Militar (CBM ) André Ricardo Freire Batista e Júnior Souza, da Aliança da Terra, Goiânia, Lilian Costa Scheepers, da Prefeitura de Barra do Garças, Tatiana Lima de Melo, da Araguaia Conventions Arquitetura, Dionísio Carlos Oliveira, Escritório Regional de Saúde Barra do Garças, Mirian Francisca Martins, da Roncador Expedições, Sinara Cristina de Moraes, do Centro Integrado de Controle de Tráfego Aéreo de Barra do Garças (CINDACTA – MT), Itamar Silvano de Menezes e Pedro Fernando S. da Rocha e a estagiária do Curso de Biologia da UFMT, Camila Juliana da Silva Dias.

 

Seja o primeiro a comentar sobre "Eleita nova diretoria do Conselho Consultivo do Parque Estadual da Serra Azul"

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


*