Militares estão a caminho para montar ponte na divisa do MT

Fotos: Reprodução

O Batalhão que é considerado referência em trabalhos de engenharia preparou-se para a Operação “Rio Preto”.

As cinco horas da manhã deste sábado (15), um comboio com 21 viaturas e cerca de 50 militares – incluindo carretas bitrem e ambulância com médico, além de todo o aparato para atender o efetivo, saiu do 9º Batalhão de Engenharia de Combate Carlos Camisão, no município de Aquidauana, rumo ao Mato Grosso, com a missão de montar uma ponte LSB em um rio que liga a região de Alô Brasil e o município de Confresa, na divisa com o Pará. Serão 1.600 km até o local, com previsão de quatro dias de viagem.

O Batalhão que é considerado referência em trabalhos de engenharia preparou-se em menos de uma semana para a Operação “Rio Preto”, semana inclusive em que se comemorou o Dia da Arma de Engenharia, evento importante para as Unidades do Exército desse porte.

 

O objetivo da Operação, segundo o comandante do 9º BE Cmb, tenente-coronel Fábio Bogoni, é a montagem de uma ponte LSB (Logistic Support Bridge) no lugar onde uma ponte de madeira cedeu no último dia 05 de abril. A estrutura já estava fragilizada com a cheia do rio, e ficou totalmente comprometida depois que um caminhão passou pelo local, tendo como consequência a interdição de um trecho da BR-158, a 1.160 quilômetros de Cuiabá, na região do Araguaia, conforme informou o Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte).

“O que nós fazemos em tempo de paz, é o que nós fazemos em tempo de guerra. A estrutura que montamos e preparamos para o cumprimento da missão na montagem dessa ponte, é uma estrutura de guerra. Por isso há necessidade de um preparo por parte do nosso efetivo, para que chegando ao local, a missão possa ser cumprida nas melhores condições. Nossos militares tem preparo intelectual  e operacional para concretizar a montagem dessa estrutura e participar de uma missão dessa importância”.

Há dois anos o 9° BE Cmb recebeu a missão para possível montagem de uma ponte na BR-163, no Pará, conhecida pelas péssimas condições de estrada, alternando trechos de asfalto com outros de terra, e por conta das fortes chuvas na época, a situação ficou preocupante. Com intenso tráfego de carretas, a rodovia é de extrema importância para o escoamento das safras de soja e milho. Nessa operação de 2015, o objetivo seria antecipar a queda da estrutura e proporcionar o escoamento da produção na região de Santarém, o Batalhão manteve uma tropa no Destacamento Miritituba (PA), ficando em condições de lançar a ponte LSB, mas não foi necessário.

Já nesse caso, os militares irão montar a ponte, para restabelecer o trafego na BR 158, importante eixo de ligação do país para escoamento de safra. O efetivo ficará aproximadamente cinco meses no local, até a construção de uma nova ponte. A previsão inicial é que a primeira equipe fique por vinte dias, quando está programada uma troca de turno, com uma segunda turma já preparada para dar continuidade a missão.

O tenente-coronel Fábio Bogoni garantiu o apoio não apenas aos militares designados para a missão, mas, também, aos seus familiares. O comandante lembra que uma das dificuldades da missão é o longo período distante de casa, mas determinou que o atendimento às famílias dos que estarão fora seja prioridade.

Sobre o 9º BE Cmb – Considerado uma das unidades históricas do Exército Brasileiro, o 9º BE Cmb foi criado pelo Decreto nº 4.799, de 06 de outubro de 1942. Seu primeiro comandante foi o capitão Francisco de Paula Gonzaga de Oliveira.

Incorporado à Força Expedicionária Brasileira, o Batalhão participou da II Guerra Mundial, tendo cooperado para o êxito da 1ª Divisão de Infantaria Expedicionária nas conquistas de Monte Castelo, Castelnuovo e Montese. Foi distinguido com a Citação de Combate. A Bandeira Nacional da unidade recebeu a Cruz de Combate de 1ª classe com a Ordem do Mérito Militar. É denominado “Carlos Camisão” em homenagem a esse chefe militar que esteve à frente das forças brasileiras na Retirada da Laguna, durante a Campanha da Tríplice Aliança.

O estandarte do 9º BE Cmb foi criado pelo Decreto nº 39.766, de 13 de agosto de 1956, e recebido na unidade em 19 de dezembro daquele ano.

Em tempo de paz, o 9º BE Cmb forma contingentes de reservistas e qualifica o homem para o mercado de trabalho. Faz-se presente na comunidade local, principalmente quando é necessário dar apoio em situações de calamidade.

FONTE: JNE

 

Seja o primeiro a comentar sobre "Militares estão a caminho para montar ponte na divisa do MT"

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


*