Confresa encerra ciclo de palestras ‘Educadores ambientais’

O curso contou a participação de 50 pessoas que atuarão como multiplicadores na região amazônica

O primeiro módulo do curso sobre educação e meio ambiente, realizado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) no município de Confresa (a 1.180 km de Cuiabá), foi encerrado na última terça-feira (18.04) com a participação de cerca de 50 pessoas entre estudantes, profissionais de diversas áreas e cooperativistas. A capacitação teve início na segunda-feira (17.04) com a proposta de formar multiplicadores desta temática na região amazônica.

A técnica da Sema e coordenadora da atividade, Jane Aparecida da Silva, percebeu por meio dessa capacitação que as pessoas estão cansadas da teoria e têm buscado interagir mais com as ações voltadas à preservação/conservação ambiental. “Eles estão bastante dinâmicos, e isso é muito gratificante, tanto que quando termino o curso volto para casa com uma bagagem cheia de aprendizado e mais disposta”.

Cada cidade é uma problemática diferente, com público diverso e para ajudá-los na busca de solução para os entraves, Jane explica que os participantes foram divididos em grupos e tiveram que fazer um plano de enfrentamento dos problemas ambientais locais. “Assim eles poderão, na região deles, colocar a mão na massa e entender a importância do trabalho conjunto”.

A coordenadora da atividade faz um balanço positivo da primeira fase do curso, com cerca de 350 pessoas inscritas em todas as cidades. “Pelo menos cinco representes de cidades que são vizinhas dos polos em que ministramos os cursos vieram nos pedir para que a próxima edição aconteça na cidade deles”.

Para a diretora regional da Sema em Confresa, Neiri de Freitas, o curso contribuiu para que haja mais fiscais capacitados para atuar no meio ambiente. “Quanto mais pessoas determinadas a trabalhar na defesa do meio ambiente, melhor”.

A agente de vigilância ambiental de Confresa, Leide Maria, 35 anos, afirma que o curso foi interessante para contribuir na conservação do meio ambiente. “Tenho mais informações e argumentos para atuar na sensibilização da população”. Ela fez parte do grupo que definiu como projeto de conclusão a realização de palestras de educação ambiental em bairros carentes da cidade e a confecção de lixeiras recicláveis de pneus usados, para espalhar na rua do bairro.

Sobre o curso

Está dividido em quatro fases. Esse foi o primeiro módulo da capacitação. A segunda e a terceira etapa serão no formato de educação a distância (EAD) já a última será presencial nos meses de maio e junho com participação novamente dos grupos, que irão apresentar o projeto ambiental.

A capacitação é realizada pela Superintendência de Educação Ambiental da Sema a partir do Projeto Mato Grosso Sustentável, em parceria com o Fundo Amazônia (BNDES). O primeiro módulo do curso já ocorreu nos municípios de Juara, Cláudia, Juruena e Nova Monte Verde, Guarantã do Norte, Colíder e agora Confresa. Até o momento do fim da primeira fase do curso, teve cerca de 350 pessoas em todas as cidades do curso.

Calendário de capacitação

Confresa é a última cidade a receber a primeira fase do curso, agora os alunos terão aulas no Sistema de Educação a Distância (EAD). Agora a fase final do curso voltará para a primeira cidade que é Juara nos dias 08 e 09 de maio.

Caio Dias e Fernanda Nazário | Sema-MT

Seja o primeiro a comentar sobre "Confresa encerra ciclo de palestras ‘Educadores ambientais’"

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


*