Aragarças: cidade que encanta pelas suas praias

Foto: Reprodução
Es­ti­ve­mos nes­te fi­nal de se­ma­na em Ara­gar­ças, tra­ba­lhan­do na co­ber­tu­ra jor­na­lís­ti­ca da au­diên­cia pú­bli­ca re­a­li­za­da na Câ­ma­ra Mu­ni­ci­pal pe­la As­sem­bleia Le­gis­la­ti­va de Go­i­ás (Ale­go). A ini­ci­a­ti­va, do de­pu­ta­do Car­los An­to­nio (PSDB), aten­den­do a so­li­ci­ta­ção da pri­mei­ra da­ma da­que­le mu­ni­cí­pio, Ma­ra Nei Eli­as, su­pe­rou a to­das as ex­pec­ta­ti­vas, in­clu­si­ve do ex­pe­ri­en­te po­lí­ti­co Jo­sé Eli­as Fer­nan­des (PROS), pre­fei­to lá pe­la se­gun­da vez.

Car­los An­to­nio as­su­miu com­pro­mis­so de apre­sen­tar emen­das na Ale­go, des­ti­nan­do re­cur­sos pa­ra aqui­si­ção de equi­pa­men­tos pa­ra o Con­se­lho Tu­te­lar, de uma am­bu­lân­cia e ins­tru­men­tos pa­ra a ban­da de mú­si­ca da pre­fei­tu­ra. O de­pu­ta­do fi­cou tam­bém de en­ca­mi­nhar ma­te­ri­ais es­por­ti­vos pa­ra as es­co­li­nhas de ini­ci­a­ção es­por­ti­va, bem co­mo de au­xi­li­ar o mu­ni­cí­pio na ins­ta­la­ção de vi­de­o­mo­ni­to­ra­men­to, pa­ra me­lhor fis­ca­li­zar o trân­si­to e pro­por­ci­o­nar mais se­gu­ran­ça à po­pu­la­ção ara­gar­cen­se.

Fo­mos mui­to bem re­ce­bi­dos pe­lo pre­fei­to e a pri­mei­ra da­ma, bem co­mo por to­dos com quem ti­ve­mos con­ta­tos. Jo­sé Eli­as, in­clu­si­ve, no sa­u­dou da tri­bu­na da Câ­ma­ra, ao dis­cur­sar no even­to, in­clu­si­ve lem­brou de co­ber­tu­ra que fi­ze­mos do man­da­to de­le de de­pu­ta­do es­ta­du­al e lí­der da ban­ca­da do PMDB na Ale­go, fun­ções que exer­ceu com com­pe­tên­cia. Lem­brou tam­bém do co­le­ga Eu­ri­már­cio, ho­je tra­ba­lhan­do na Ta­qui­gra­fia. O even­to foi um su­ces­so, com Car­los An­to­nio ofe­re­cen­do o me­lhor do man­da­to de­le a fa­vor do de­sen­vol­vi­men­to de Ara­gar­ças, co­mo, ali­ás, o faz com com­pe­tên­cia em to­dos os mu­ni­cí­pios que vi­si­ta.

Por fa­lar em Jo­sé Eli­as, ele foi ho­me­na­ge­a­do pe­lo go­ver­na­dor Mar­co­ni Pe­ril­lo (PSDB) na ma­nhã da mes­ma sex­ta-fei­ra, 23, que ocor­reu o even­to da Co­mis­são da Cri­an­ça e Ado­les­cen­te da Ale­go em Ara­gar­ças. A ho­me­na­gem se deu pe­lo fa­to de que Jo­sé Eli­as man­tém por con­ta pró­pria uma bar­ra­ca de apoio aos ro­mei­ros do Di­vi­no Pai Eter­no há 20 anos. Sem dú­vi­da, um ges­to de res­pei­to à fé po­pu­lar de mi­lha­res de ro­mei­ros que sa­em de Go­i­â­nia até Trin­da­de. Es­sa bar­ra­ca ago­ra se de­no­mi­na Cen­tro de Apoio ao Ro­mei­ro de Trin­da­de (CAR) e es­tá sob a res­pon­sa­bi­li­da­de da Or­ga­ni­za­ção das Vo­lun­tá­rias de Go­i­ás (OVG). Es­te ano o CAR, que além do lan­che, ofe­re­ce uma pau­sa pa­ra des­can­sar, ocu­pa qua­se 2 mil me­tros qua­dra­dos de área fí­si­ca, com mais de 20 ba­nhei­ros quí­mi­cos.

Mas o prin­ci­pal al­vo des­se ar­ti­go é fa­lar do be­lo mu­ni­cí­pio de Ara­gar­ças, lo­ca­li­za­do à mar­gem di­rei­ta do Rio Ara­gu­aia, e que en­can­ta com su­as prai­as de areia bran­ca que atra­em mi­lha­res de tu­ris­tas vin­dos de to­do o Bra­sil em épo­ca de tem­po­ra­da. Se­pa­ra­da dos mu­ni­cí­pios ma­to-gros­sen­ses Pon­tal do Ara­gu­aia e Bar­ra do Gar­ças pe­los rios Ara­gu­aia e Gar­ças, a ci­da­de de Ara­gar­ças pos­sui o tu­ris­mo, o co­mér­cio e a agri­cul­tu­ra co­mo su­as mai­o­res fon­tes de ren­da. Vem se des­ta­can­do, tam­bém, pe­las pro­pri­e­da­des me­di­ci­nais de su­as águas quen­tes, o que atrai tam­bém no­vos em­pre­en­di­men­tos, com des­ta­que pa­ra o ar­te­sa­na­to lo­cal. E o me­lhor de tu­do é que as prai­as de Ara­gar­ças não tem o mos­qui­to co­nhe­ci­do co­mo “por­vi­nha”, mui­to co­mum nas mar­gens do Ara­gu­aia, cu­ja pi­ca­da ar­de co­mo se es­ti­ves­se quei­man­do – daí a re­la­ção com a pól­vo­ra.

A pro­pó­si­to, Ara­gar­ças vai re­ce­ber o go­ver­na­dor Mar­co­ni Pe­ril­lo nes­te 1º de agos­to. Na fo­to que ilus­tra es­te, Jo­sé Eli­as e sua es­po­sa Ma­ra Nei Eli­as la­dei­am o go­ver­na­dor.

 
João Nascimento / Diário da Manhã

Seja o primeiro a comentar sobre "Aragarças: cidade que encanta pelas suas praias"

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


*