Solenidade promove militares no Dia Nacional dos Bombeiros

Comandante-geral em evento solene do CBMMT - Foto por: Chico Valdiney/Gcom-MT

A Semana dos Nacional dos Bombeiros se encerrou nesta segunda-feira (03/07) com a solenidade cívico militar na Arena Pantanal. Militares em formação e técnicas de salvamento foram apresentadas diante da plateia de militares, civis e autoridades estaduais. Os 1º e 2º Batalhões de Bombeiros Militar apresentaram seus efetivos em desfile oficial acompanhados da Banda do Corpo de Bombeiros.

O Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar, Coronel BM Alessandro Borges Ferreira, destacou o empenho da gestão na renovação e qualificação da tropa. “Além disso temos o projeto de integração com a Defesa Civil de municípios em que ainda não há unidade do corpo de Bombeiros”, afirmou. O projeto em parceria com prefeituras vai permitir uma melhor distribuição de unidades do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) pelo estado.

O secretário de Segurança Pública do Governo de Mato Grosso afirmou que o empenho do governo é na renovação do quadro de profissionais por meio de concursos. São 450 novos bombeiros, o que representa um terço de incremento à tropa nesta gestão. O aumento do efetivo permite mais tranquilidade para liberação de militares para férias vencidas e para plantões sem sobrecarregar profissionais de serviço.

Nesta solenidade foram promovidos 76 praças e oficiais, que vão desde cabos a coronéis. Entre os critérios para a promoção estão o tempo de serviço e de qualificação profissional para a carreira, além das situações específicas previstas na Lei Complementar Nº 555, de 29 de dezembro de 2014. As promoções no Corpo de Bombeiros Militar são efetuadas nos dias 2 de julho e 2 de dezembro de cada ano.

A Semana dos Bombeiros foi repleta de atividades pelo interior do estado e teve em sua finalização dois eventos em Cuiabá, a solenidade de promoção de praças e oficiais desta segunda e, no domingo, foi realizada a tradicional corrida Homens do Fogo, com participação de mais de mil corredores amadores e profissionais.

Augusto Pereira | CBMMT

Seja o primeiro a comentar sobre "Solenidade promove militares no Dia Nacional dos Bombeiros"

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


*