Homicídios diminuem 38% na Risp de Barra do Garças

PJC

Em Barra do Garças a quantidade de homicídios reduziu 56% se comparado 2017 com 2016.

Victor Cabral | Sesp-MT

Com investimentos em Segurança Pública por parte do Governo do Estado, os resultados positivos podem ser mensurados em dados estatísticos. O número de homicídios reduziu 38% na Região Integrada de Segurança Pública (Risp) de Barra do Garças. Em 2016, foram 16 assassinatos e, em 2017, o número caiu para 10.

Em Barra do Garças (516 km de Cuiabá) a quantidade de homicídios reduziu 56%, no mesmo comparativo, caindo de 16 para sete casos. Outra redução no município foi em relação ao número de roubos (quando há violência ou ameaça), que caiu de 218 para 136, no mesmo comparativo. Também houve diminuição na quantidade de furtos (quando não há violência ou ameaça), foram menos 3%.

Os investimentos na região do Araguaia chegam em forma de veículos, armamento, efetivo e operações. O resultado disso é mais agilidade no atendimento às ocorrências. Entre as ações que refletem nos bons índices está a ampliação e reforma predial da unidade da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) de Barra do Garças, inaugurada em março de 2018. O recurso para a obra, de quase R$ 61 mil, é resultado da parceria da Politec com o Ministério Público.

A obra começou em agosto passado com reformas na parte elétrica, hidráulica, pintura e climatização. O prédio, que abriga o setor de criminalística da Politec local, teve também o espaço de recepção ampliado para melhor atendimento ao público.

O secretário de Segurança Pública, Gustavo Garcia, elogiou a parceria e exaltou a importância de os órgãos públicos trabalharem unidos em prol do bem da sociedade. “A segurança pública melhora quando conhecemos as necessidades da instituição e buscamos melhorar. Esta parceria com o Ministério Público demonstra a importância da nossa união para avançarmos cada vez mais”, ressaltou.

Mais investimentos

No início de 2017 houve a criação do Grupo Armado de Resposta Rápida (Garra) da Polícia Judiciária Civil na cidade de Barra do Garças. No ano de 2016 foi realizada a reestruturação do antigo prédio da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos para a instalação da Delegacia Especializada de Defesa da Mulher.

Mulheres vítimas de violência doméstica vão contar com número de telefone para que possam entrar em contato com policiais militares quando estiverem diante de algum risco ou ameaça. Essa ação faz parte do projeto “Patrulha Rede de Frente – Mulher Protegida”, que capacitou policiais militares do 5º Comando Regional de Barra do Garças.

O projeto tem como objetivo reduzir os casos de violência doméstica contra mulher e também implementar a política de proteção às vítimas. A ação da “Patrulha Rede de Frente – Mulher Protegida” inicia quando a vítima solicita as medidas protetivas, ainda na delegacia. Nesse momento ela é informada da possibilidade de ser acompanhada pela patrulha, bem como em participar do programa. Barra do Garças e Pontal do Araguaia serão as primeiras cidades de Mato Grosso a contar com o projeto, visando a promoção da justiça e da barreira social.

O Corpo de Bombeiros Militar de Barra do Garças conta com uma nova viatura Auto Bomba Tanque e um Fiat Uno para fiscalizações e vistorias. A corporação também foi contemplada com cinco transceptores, três pulverizadores e 22 capacetes Gallet – equipamento de proteção individual, de modelo europeu, para atendimento de ocorrências de incêndios.

Seja o primeiro a comentar sobre "Homicídios diminuem 38% na Risp de Barra do Garças"

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


*