Mude o tamanho do texto: A A A

Polícia Militar celebra Dia de Tiradentes e anuncia promoção de 650 policiais nesta sexta-feira

PMMT

Será realizada nesta sexta-feira (20.04), às 19hs, no Quartel do Comando Geral(QCG), a solenidade de celebração do Dia de Tiradentes (21.04), o patrono das Polícias Militares, e de promoção de 652 policiais militares mato-grossenses.

Conforme os atos assinados pelo governador Pedro Taques e o comandante geral da PMMT, coronel Marcos Vieira da Cunha, 331 policiais ascenderam ao posto de cabo, 238 de sargento, 20 de tenente, três de major, 50 tenente-coronel e quatro de coronel.

Além de autoridades como o governar Pedro Taques, do comandante, coronel Cunha, e de outras autoridades civis e militares, a solenidade reunirá familiares e amigos dos policiais promovidos.

HISTÓRIA

O Dia de Tiradentes é uma das datas mais importantes na história da Polícia Militar. Joaquim José da Silva Xavier ou simplesmente ‘Tiradentes’, dentista prático, é considerado um herói brasileiro. Seu feito de coragem e amor à Pátria fez com que se destacasse entre todos os outros que tombaram nas revoltas que lutaram pela Independência do Brasil.

Pelo fato de ter mostrado grande bravura e exercer sua labuta nas milícias que cuidavam da ordem pública na época do Brasil Colônia, acabou aclamado como Patrono das Polícias Militares do Brasil.

Aos dezoito anos optou pela carreira das armas, alistando-se, em 1º de dezembro de 1775, no posto de Alferes, no Regimento de Dragões de Minas Gerais, equivalente à Polícia Montada dos nossos dias.

Serviu nas forças de defesa contra possível invasão espanhola e, no ano de 1780, esteve na cidade de Sete Lagoas, em Minas Gerais, como Comandante do Destacamento local encarregado da guarda do registro da porta de entrada do Vale Médio do Rio São Francisco.

Alecy Alves | PMMT 

Seja o primeiro a comentar sobre "Polícia Militar celebra Dia de Tiradentes e anuncia promoção de 650 policiais nesta sexta-feira"

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


*