Dados apontam redução de roubos e furtos em Mato Grosso

Lenine Martins / Sesp-MT

Seguindo a tendência da redução de roubos, Nova Mutum se destacou com 33% de registros a menos de janeiro a abril deste ano.

Nara Assis | Sesp-MT 

O primeiro quadrimestre de 2018 apresenta redução nos números de roubos e furtos em Mato Grosso. Segundo dados da Coordenadoria de Análise e Estatística Criminal (CEAC) da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), foram registrados 20% menos casos de roubos de janeiro a abril deste ano (6.304), em comparação com o mesmo período de 2017 (7.848).

Já com relação aos furtos, a queda foi de 17% (15.889 registros em 2018 contra 19.186 no ano passado). Outro crime que apresentou redução significativa no primeiro quadrimestre deste ano em relação ao mesmo período de 2017 foi o latrocínio (roubo seguido de morte): menos 13% de casos em todo o estado.

Seguindo a tendência da redução de roubos, a cidade de Nova Mutum (242 km ao Norte de Cuiabá) também se destacou com 33% de registros a menos de janeiro a abril deste ano, em comparação aos mesmos meses do ano passado (60 casos contra 90). Os dados de furto também apresentaram redução de 38% (174 casos contra 280).

Entre as medidas que contribuíram para isso, a titular da Delegacia de Roubos e Furtos (Derf) do município, delegada Angelina Ticianel, cita a agilidade no encaminhamento dos boletins de ocorrências à investigação. “Nós aprimoramos a forma de atendimento à vítima para que ela consiga fazer o reconhecimento do autor do crime o mais rapidamente possível”, explica.

De acordo com ela, desde janeiro deste ano, quando assumiu o cargo, a Derf também dá prioridade aos boletins feitos no momento das ocorrências por policiais militares ou durante os plantões, com o objetivo de garantir rapidez na identificação do suspeito e representação da prisão. Além disso, um número foi disponibilizado para a população fazer denúncias via Whats App ((65) 99809-3333). “Esta contribuição da sociedade é fundamental para tornar nosso trabalho mais dinâmico também”.

O tenente-coronel Fernando, que está à frente do 14º Comando Regional da Polícia Militar (PM-MT) de Nova Mutum, ressaltou que a principal estratégia de atuação local é a integração entre as forças de segurança. “Trabalhamos de forma conjunta com a Polícia Judiciária Civil tanto na parte operacional quanto de inteligência, o que fortalece o combate aos crimes”. O comandante-regional acredita que desta forma os dados tendem a melhorar ainda mais ao longo do ano, com a realização de operações integradas.

Seja o primeiro a comentar sobre "Dados apontam redução de roubos e furtos em Mato Grosso"

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


*