Mato Grosso colabora no plano de ação para oferta e desenvolvimento da pré-escola

Haillyn Heiviny/Gcom-MT

Enquanto o Brasil registrou 91,6% das crianças já estudando, o BrC teve 86,7% nessa faixa de idade já na escola. Encontro entre governadores segue até sexta-feira (26), no Palácio Paiaguás, em Cuiabá.

Thiago Andrade | Gcom/MT 

O Estado de Mato Grosso vai contribuir para ajudar na oferta de pré-escola nos Estados que fazem parte do Consórcio Brasil Central (BrC). A professora da educação estadual, Laísa Luz Martins Santana disse que apesar da competência pelo ensino básico ser dos municípios o estado pode ajudar muito nessa organização porque faz isso o tempo todo. Hoje, dos 105 municípios selecionados para fazer o acompanhamento pelo consórcio 70% das crianças de 4 a 5 anos estão na escola.

Portanto a professora diz que é possível avançar ainda mais. O principal desafio, segundo ela, é a alocação de recursos e o suporte teórico e metodológico. “Temos sim um desafio de recursos e também da organização do processo de rede dentro dos municípios. Mas, também é preciso verificar a qualidade dessa educação infantil que é oferecida, nesse âmbito a gente precisa sim das Secretarias de Estado de Educação, da parceria com os municípios e desse olhar atencioso”.

Questionada sobre como se daria a parceria entre estado e município, Laísa explica que o Estado tem muito a contribuir na questão de gestão, articulação e gestão. “Em muitos casos, nós temos municípios focais que são pequenos e precisam de auxílio. Essa ajuda pode ser de várias formas, por exemplo, na elaboração de projetos, formação continuada dos profissionais ou, em outros casos, no reordenamento de rede . A gente sabe que os Estados já têm essa expertise porque fazem isso o tempo todo”.

Nesta edição, o BrC apresenta o Programa Aliança Municipal, que visa monitorar e aprimorar políticas públicas nas áreas de saúde, segurança e educação na região central do país.

Um dos focos é a pré-escola. Uma das metas é de elevar a proporção de crianças de 4 a 5 anos à pré-escola. Enquanto o Brasil registrou 91,6% das crianças já estudando, o BrC teve 86,7% nessa faixa de idade já na escola. O foco de atuação da equipe será em 154 municípios (17,6% do BrC) que representam 70,6% das crianças nessa faixa etária fora da escola.

Encontro

Foto: Christiano Antonucci/Gcom-MT

Cuiabá recebe entre esta quinta-feira (24) e amanhã (25) no Palácio Paiaguás, em Cuiabá, o 20° Fórum dos Governadores do Brasil Central. Nesta edição, os chefes do poder executivo se reúnem para debater a importância da articulação entre poderes municipais e estaduais na promoção do desenvolvimento regional. O evento é realizado pelo Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Brasil Central (BrC), formado pelos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Rondônia, Tocantins, Maranhão e o Distrito Federal.

Seja o primeiro a comentar sobre "Mato Grosso colabora no plano de ação para oferta e desenvolvimento da pré-escola"

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


*