Governo inaugura Escola Militar em Lucas do Rio Verde

Mayke Toscano

Com a entrega, Mato Grosso passa a contar com oito Escolas Militares que atendem cerca de 2.500 estudantes.

Mel Mendes | GCom-MT 

O município de Lucas do Rio Verde recebeu nesta terça-feira (05.06) a Escola Militar Tiradentes Soldado PM Adriana Morais de Ramos. A unidade deverá iniciar as atividades no início do segundo semestre, ofertando 360 vagas. Agora, além da Escola Militar Tiradentes, localizada em Cuiabá, o Estado conta com unidades em Lucas do Rio Verde, Sorriso, Confresa, Nova Mutum, Juara, Rondonópolis, Barra do Garças e Alta Floresta, que possui a primeira Escola Militar do Corpo de Bombeiros.

A nova escola é resultado de uma parceria da Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc) e o município de Lucas do Rio Verde que cedeu o prédio para o início das atividades enquanto uma nova escola será construída. Neste primeiro momento, a escola funcionará no prédio do Instituto Padre João Peter e receberá os anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) e Ensino Médio (1º ao 3º ano).

“Foram mais de 30 anos desde a criação da primeira escola, em 1986, pelo então governador Wilmar Peres de Farias, e agora estamos ampliando esta ideia e criando novas unidades, totalizando oito escolas militares. Até o fim do ano pretendemos entregar mais três unidades, integrando pastas essenciais na gestão e contando sempre com o apoio das prefeituras”, pontou o governador Pedro Taques.

Assim com as demais escolas da rede estadual de Educação, a Escola Militar segue a matriz curricular da Seduc. Ela funciona em parceria com a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), que fica responsável pelas coordenadorias pedagógicas, administrativa e financeira. Os militares também são autorizados a ministrar aulas, desde que estejam devidamente habilitados, em consonância com a legislação educacional.

As escolas militares já se tornaram referência em aprendizagem e alcançam uma das melhores pontuações no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do Estado. Segundo o secretário de Estado de Segurança Pública, Gustavo Garcia, o diferencial das unidades militares é fortalecer os valores comunitários e a disciplina, formando cidadãos mais conscientes.

“Este modelo passa para as crianças os valores militares, como o respeito, disciplina e hierarquia. Trabalhamos para que o estudante vincule esses valores à sua vida, leve para sua casa e se comporte de modo a contribuir com a sociedade. Além disso gera um vínculo muito positivo entre a Polícia Militar e a comunidade, que é essencial para o exercício de nossas atividades”.

Homenagem

A Escola Militar Tirantes de Lucas do Rio Verde foi batizada em homenagem à primeira mulher policial millitar a servir no município. Adriana Morais de Ramos atuou entre os anos de 2005 e 2008, quando morreu devido à complicações do parto. Sua passagem pela cidade foi marcada por dedicação e serviços prestados à comunidade.

Fernando Morais, irmão de Adriana, participou da cerimônia de inauguração e falou do significado deste reconhecimento para a sua família. “A gente fica emocionado em ver que a memória dela está viva e que isso vai ser lembrado por muitas gerações. Ter o nome dela nessa escola, que é tão importante para a cidade, é uma grande felicidade”.

 

Seja o primeiro a comentar sobre "Governo inaugura Escola Militar em Lucas do Rio Verde"

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


*