JESUS NÃO RESSUSCITOU, MAS FOI RESSUSCITADO COMO NÓS O SEREMOS

  Uma ressurreição ocorre na hora da morte. O espírito sai do corpo, e, automaticamente entra na dimensão espiritual. Isso ocorreu com Jesus que, ao morrer, disse para Deus Pai: “Pai, em vossas mãos entrego meu espírito” (Lucas 23: 46). Outro tipo de ressurreição é o das aparições, ou seja, a do espírito com o seu perispírito, vindo da dimensão espiritual para o nosso mundo físico. Assim, pois, todas as aparições de pessoas já falecidas são ressurreições dos espíritos com seus respectivos perispíritos para o nosso mundo.

  Quando a Bíblia fala que Jesus ressuscitaria no terceiro dia, após sua morte, trata-se da sua primeira aparição, que foi para a Maria Madalena, mas somente depois do terceiro dia após a morte Dele. Antes, pois, Jesus não apareceria ou não ressuscitaria. Ressalte-se, entretanto, que antes, Jesus apareceu ou ressuscitou para os moços de Emaús (Lucas 24: 13). Mas essa aparição foi incompleta. Por isso, eles demoraram descobrir que se tratava de Jesus. Todos os povos de todos os tempos narram histórias sem fim dessas aparições ou ressurreições de espíritos. Quem nunca ouviu falar em casas assombradas em que pessoas já falecidas aparecem, ou de algum modo, se manifestam?

   Porém, espíritos de vivos aparecem também e até em locais distantes dos lugares onde eles vivem. A doutrina espírita, que é também uma ciência, é a religião que mais estuda essas questões relacionadas com os espíritos e, portanto, é a que mais entende de espíritos. Algumas religiões têm até medo de falar em espíritos! Elas creem na imortalidade deles, mas agem como os materialistas que pensam que tudo termina no túmulo!

  Uns teólogos afirmam que Jesus é um Deus todo-poderoso como o Deus Pai. Outros dizem que não, que ele é um Deus bem poderoso, mas relativo e não absoluto ou igual ao Deus Pai, o único Deus verdadeiro. “Porquanto há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem.” (1 Timóteo 2: 4). Pelo bom senso, fiquemos com os últimos teólogos e como ainda ensina Paulo e, também, Pedro: “Deus ressuscitou ao Senhor.” (1 Coríntios 6: 14).  “Destarte matastes o Autor da vida, a quem Deus ressuscitou dentre os mortos.” (Atos 3: 15).  Ora, se Jesus foi ressuscitado por Deus, isso quer dizer que Ele não ressuscitou por si próprio, ou seja, Ele não é Deus todo-poderoso. “O Pai é maior do que eu” (João 14: 28).

  Jesus apareceu ou ressuscitou para os apóstolos numa sinagoga com portas e janelas fechadas. Com isso, temos uma prova de que o seu corpo não era aquele material ou de carne que morreu na cruz, mas era seu espírito materializado através de seu perispírito ou o ‘corpo espiritual’ ensinado por Paulo: “Temos dois corpos, ‘um espiritual’ e ‘um da natureza’. Ressuscita ‘corpo espiritual’ (1 Coríntios 15: 45). Esse ‘corpo espiritual’ foi chamado por Kardec de ‘perispírito’, por Orígenes, de ‘aura’, pelos antigos egípcios, de ‘ka’ e pelos russos, em plena época do regime comunista materialista, de ‘corpo bioplásmico’.

  Se Jesus fosse Deus mesmo, repetimos, Ele ressuscitaria pelo seu próprio poder. Realmente, Ele não é o sujeito da sua ressurreição, mas sofre a ação de ser ressuscitado por Deus Pai que, um dia, após a nossa morte, nos ressuscitará também em espírito com o seu corpo espiritual ou períspirito!

  PS: Para quem quiser colaborar com o Projeto de Recuperação e Publicação de 740 Cartas Inéditas de Kardec, pela Fundação Espírita André Luiz (FEAL), SP, eis o contato: www.catarse.me/

Na TV Mundo Maior: “Presença Espírita na Bíblia” com José Reis Chaves.
 Coluna espírita semanal no diário O TEMPO, de Belo Horizonte, de José Reis Chaves: www.otempo.com.br  jornalista e escritor, entre seus livros: “A Reencarnação na Bíblia e na Ciência” e “A Face Oculta das Religiões”, Ed. EBM-Megalivros, SP, ambos lançados também em Inglês nos Estados Unidos. É professor de português e literatura formado na PUC Minas, e tradutor de “O Evangelho Segundo o Espiritismo”, de Kardec, Ed. Chico Xavier.

 

Seja o primeiro a comentar sobre "JESUS NÃO RESSUSCITOU, MAS FOI RESSUSCITADO COMO NÓS O SEREMOS"

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


*