Grupo apresenta peça teatral inédita em Aragarças

Estreia no dia primeiro de novembro, a peça “Beluá”. Espetáculo inédito em Aragarças, que será apresentado no Centro de Convivência (antiga CDL), em sessão única: 19:30. A peça foi escrita e dirigida por (João Luiz do Couto e encenada pela Companhia Blueberry de teatro. Com músicas de João Luiz do Couto e Benone Jardim).

A história é fruto de pesquisa do próprio grupo. A inspiração foi uma história real, quando em 1950, Diacuí, uma índia da tribo Kalapalo, que morava nas margens do rio Culuene, em Mato Grosso, se apaixonou por um sertanista, que trabalhava na Fundação Brasil Centra. Aires Câmara Cunha a pediu em casamento e, na época, o fato chamou a atenção da imprensa, por ser a primeira união entre um “branco” e uma indígena.

Criação da máscara é de Deco Morais

O casal sofreu muita oposição tanto por parte dos familiares de Aires, como da tribo de Diacuí. Mas apesar da oposição, o casamento foi realizado em 1952, com a presença de mais de 10 mil pessoas. Os dois foram morar então na aldeia, aqui em Mato Grosso. Porém, nove meses depois, uma tragédia aconteceu. A jovem índia morreu no parto da primeira filha. A imprensa então passou a condenar o rapaz, pois na ocasião, ele não estava presente e com isso, foi julgado pela sociedade da época, como omisso, principalmente por não ter levado atendimento médico a índia.

O bebê sobreviveu e após o episódio, Aires abandonou a aldeia e foi criar o filha na cidade, longe dos indígenas, que rejeitavam uma criança “mestiça”. Com isso, ele foi criado e educado pela família de Aires e está vivo até hoje.

Apesar de ser inspirada nessa história, a peça “Beluá”, segue uma trilha totalmente ficcional, que contará com muitos recursos lúdicos, como uso da máscara, recurso de luz e música ao vivo.

O nome “Beluá” é inspirado no poema de Edilson Pereira Santos, no poema Beluá é uma abelhinha que tenta salvar a floresta de um incêndio. Seres ficcionais, meio pássaro meio humano, narram a peça que oportunizará para todos os presentes, a reflexão em temas complexos, mas que fazem parte da existência de cada ser humano, como por exemplo, o nascimento e a morte. O espetáculo é indicado para todas as idades.

Sobre a Cia Blueberry de Teatro

Grupo criado em 2017, no curso livre de teatro oferecido pela prefeitura de Aragarças GO. O Curso Livre de Teatro de Aragarças, tem o objetivo de ensinar por meio da arte do teatro, a comunicação e expressão de jovens do município. Além disso, leva para o público, a magia do teatro e fortalece a cultura. Apesar do pouco tempo, a Cia Bluberry já realizaram e montaram a peça “Pepê, o porquinho porcalhão” e “Quarto de brinquedos em uma noite de Natal.” E foi premiada na cidade de Primavera do Leste- MT no XI Festival de Teatro Velha Joana. O grupo mantido pela prefeitura de Aragarças GO, dirigido pelo escritor e ator João Luís do Couto, coordenado pela professora e atriz, Juliane Coelho e conta com orientação musical do músico e compositor Benone Jardim.

Da Assessoria / Anormal

1 Comentário sobre "Grupo apresenta peça teatral inédita em Aragarças"

  1. Daniela Melo | 10/03/2019 at 20:02 | Responder

    Peça maravilhosa.Com todos os sons e suspenses que nos envolvem e encantam a narrativa.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


*