Prefeitura monta força-tarefa para evitar novos alagamentos no Nova Barra

Foto: Edevilson Arneiro-Secom-BG

A Prefeitura de Barra do Garças por meio da equipe da Secretaria de Transportes e Serviços Públicos criou uma força-tarefa com homens e maquinários para atender os moradores e evitar novos alagamentos na região da avenida Amazonas, no Jardim Nova Barra. A equipe estará de plantão no local para amenizar os problemas causados pelas chuvas.

Nessa quinta-feira (8), serviços paliativos foram executados por retroescavadeiras, pá mecânica, motoniveladoras e caminhões, com a abertura de valas e valetas, desobstrução de canaletas e remoção de entulhos que possam dar vazão às águas das chuvas. As ações foram concentradas nas partes altas e baixas do bairro. Além disso, a patrulha mecânica está atendendo também ruas paralelas à avenida responsáveis pelas vazões de água que inundam a região.

Segundo o secretário de Transportes e Serviços Públicos, César Magrini, devido às chuvas que estão caindo nesta sexta-feira (9), os maquinários estão parados, mas prontos para entrar em ação caso seja necessário. “Estaremos no local ampliando as drenagens para que não ocorra novos alagamentos. É preciso manter o sistema de escoamento livre para que a água não acumule, principalmente, no final da avenida”, disse.

Na próxima segunda-feira (12), o superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – DNIT, Orlando Fanaia estará em Barra do Garças para definir as ações que serão tomadas na região para equacionar o problema. Ele reconhece que a situação foi causada pelos serviços executados no projeto do anel viário. 

Além de se reunir com o prefeito Roberto Farias, Fanaia participará também de uma audiência pública no Ministério Público Federal (MPR) para a assinatura de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) se comprometendo a solucionar o problema em regime de urgência para que os moradores do Nova Barra não voltem e enfrentar novos alagamentos com danos em seus imóveis.

Chuvas

A previsão do site Climatempo o índice de chuvas na região de Barra do Garças superou a média dos últimos anos. Somente nos últimos cinco dias, foram registrados mais de 100 milímetros, com média de 20 milímetros ao dia. A partir deste sábado (10), a previsão é de abertura de sol, com pancadas de chuvas à tarde e noite, o que reforça a necessidade de manter a patrulha mecânica atenta para novas ações no Jardim Nova Barra.

Por Secom-BG

Seja o primeiro a comentar sobre "Prefeitura monta força-tarefa para evitar novos alagamentos no Nova Barra"

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


*