Secretário Baby teria beneficiado fazenda do Grupo Amaggi com esquema na Sema

Secretário de Meio Ambiente exonerado é acusado de beneficiar grupo da família Maggi (Foto: Rdnews)

fazenda Canaã do grupo Amaggi teria sido beneficiada pelo então secretário de Estado de Meio Ambiente, André Luís Torres Baby em Fraude nos Cadastros Ambientais Rurais (CARs). A fazenda beneficiada, a Canaã, é propriedade da Agropecuária Maggi Ltda, localizada em Querência (a 952 km de Cuiabá). A informação consta na decisão do desembargador Orlando Perri, que decretou a prisão de Baby na terça (18) e, nesta quarta (19), a substituiu por medidas cautelares.

Segundo a denúncia, Baby, que na época das supostas falhas investigadas ainda era secretário-executivo da Sema, inseriu dados falsos no sistema da pasta para “obter vantagem indevida para si, para outrem e causar dano”.  O ex-secretário é apontado nesta denúncia como líder do esquema. Ele teria dado todo o respaldo e poder ao ex-superintendente João dias para agir irregularmente.  

De acordo com as investigações, Baby liderava o esquema da organização criminosa desde junho de 2017, quando foi implantado o Sistema Mato-grossense de Cadastro Ambiental Rural (Simcar). As fraudes teriam ganhado força em dezembro do mesmo ano, quando passou a ocupar o cargo de secretário de Estado.   

Foi de Baby a decisão de nomear outro investigado no inquérito para o cargo de Superintendente de Regularização e Monitoramento Ambiental. Trata-se do engenheiro agrônomo João Dias Filho que, segundo o MP, passou a “interferir diretamente nas atividades dos analistas responsáveis pela análise dos Cadastros Ambientais Rurais no âmbito da Sema”. 

Outro lado

Em nota, o Grupo afirma que o processo de CAR do imóvel seguiu todos os trâmites e foi conduzido com toda a lisura que caracteriza as práticas da empresa.

Destacou ainda que o processo ainda não foi finalizado, “que o embargo sobre parte da área ainda permanece e que a Amaggi em nenhum momento foi favorecida ou beneficiada”.

Frisou ainda que, até o momento, a Amaggi não foi procurada pelas autoridades responsáveis pela presente operação para prestar esclarecimentos. De todo modo, a companhia se coloca à disposição para apresentar formalmente todas as informações pertinentes.

Explicações

Na manhã de quarta (19) quando deixou a Polinter, onde passou a noite depois de ser preso, o secretário Baby relatou ao  que era inocente e que provaria isso nos autos do processo.

O advogado dele, Antônio Horácio da Silva Neto, disse que as acusações que pesam sobre o cliente dele são inclusão, por duas vezes, de dados falsos no sistema. Além de participação na organização criminosa.

Na tarde do mesmo dia, o Tribunal de Justiça autorizou a soltura do secretário, que foi de imediato exonerado do cargo.

Operação

A quarta fase da operação Polygonum foi deflagrada no dia 12 deste mês pela Delegacia Especializada do Meio Ambiente (Dema). A ação foi criada a partir de uma investigação que apura esquema no sistema de regularização e monitoramento de propriedades rurais e instrumentalizados no CAR. Cinco mandados  de prisão preventiva contra pessoas envolvidas ativamente nas fraudes foram cumpridos.

Rdnews/Bárbara Sá

 

Seja o primeiro a comentar sobre "Secretário Baby teria beneficiado fazenda do Grupo Amaggi com esquema na Sema"

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


*